Arizona Coyotes pode ficar sem arena para temporada 2022-23

Share

Na última quinta-feira (19) o Arizona Coyotes recebeu uma notícia desagradável. A prefeitura de Glendale, AZ, (cidade onde hoje é a casa dos Yotes) decidiu não renovar com a franquia o acordo sobre uso da Gila River Arena. Em um comunicado no Twitter oficial da cidade, a prefeitura justificou sua decisão visto interesse em promover eventos maiores e de maior impacto para a região. 

Em seu comunicado, Kevin Phelps, administrador da cidade, agradeceu à NHL e aos Coyotes pelos últimos anos. Ele também reforçou que não foi uma decisão de última hora, pelo contrário, o assunto já era discutido entre empresários, economistas e a administração da arena. Isso porque, para os próximos anos, a prefeitura anunciou mudanças no distrito esportivo a partir de um investimento que já acontece há três anos.

O Arizona Coyotes, por sua vez, publicou um pronunciamento do atual presidente e CEO, Xavier A. Gutierrez, manifestando descontentamento com a decisão. Para ele, essa decisão unilateral da prefeitura de Glendale apenas vai prejudicar pequenos empresários e os moradores. Ele também deixou em aberto o interesse em negociar a extensão do contrato de locação. Por outro lado, Gutierrez também sinalizou o interesse em buscar uma arena a longo prazo na região de forma que a equipe não precise ser realocada, ou, se for, que permaneça no estado. 

Falência, realocação e burocracias

Os problemas administrativos do Arizona Coyotes não são de hoje. Em 2009, o então presidente do Phoenix Coyotes, Jerry Moyes, declarou falência mesmo com a NHL administrando a franquia. A intenção de Moyes era vender a franquia para um bilionário canadense que iria realocar a equipe para o Canadá. No entanto, a NHL interviu e o caso foi parar no tribunal de falência em Phoenix. Assim, o juiz determinou que ia contra as regras da Liga essa venda e a própria NHL cobriu a oferta se tornando a administradora dos Yotes.

Nessa época, a NHL fez uma parceria com a prefeitura de Glendale em que a cidade arcou com parte dos prejuízos com a intenção de não realocar a franquia. Porém, a busca por um comprador para a equipe e suas burocracias duraram anos. Foi apenas em agosto de 2013 que a compra da franquia foi finalizada. A Renaissance Sports & Entertainment (RS&E) aceitou o acordo da Liga que exigia a permanência da franquia em Glendale por pelo menos cinco anos.

Entretanto, em 2019 o time mais uma vez foi vendido. O empresário Alex Meruelo se tornou o sócio majoritário da franquia, além de ser o primeiro hispânico a ser dono de uma franquia na NHL. Na época, Maruelo se mostrou disposto a mudanças e, mais uma vez, houve a esperança que a equipe se tornaria competitiva.

Bom terreno, péssimo negócio

A presença de um time da NHL no Arizona trouxe o esporte para o estado. Exemplo disso é o próprio Auston Matthews. A estrela do Toronto Maple Leafs cresceu em Scottsdale, AZ, e foi ali que começou a desenvolver seu jogo. Entretanto, mesmo sendo grato às suas origens, Matthews foi fazer sua carreira em outra franquia. Assim, se por um lado a equipe trazia resultados sociais, suas conquistas no gelo sempre estiveram aquém das promessas. 

Com a compra do time por Maruelo, aliado aos contratos de Phil Kessel e Taylor Hall (hoje no Bruins), a esperança da equipe era apresentar um hockey diferente na temporada 2019-20. Porém, antes que tivessem tempo de modificar seu estilo de jogo, a pandemia pela COVID-19 veio reduzir a temporada regular. Quando a NHL enfim retornou na bolha, os Yotes se beneficiaram do novo formato, disputando a rodada qualificatória e eliminando o Nashville Predators para alcançar o primeiro round. Entretanto, a equipe perdeu a série seguinte para o Colorado Avalanche por 4 jogos a 1 e ficou de fora do resto da disputa. 

O tempo passou, a equipe segue não se mostrando competitiva e, dessa vez, parece que a própria prefeitura de Glendale desistiu de insistir em uma franquia que não lhe traz lucros maiores. O encerramento deste contrato vai fazer com que os Yotes assumam seus problemas. Assim, precisarão definir se sua casa é mesmo no Arizona ou talvez é hora de tentar um novo mercado.

E, caso eles precisem de novas ideias, o NHeLas já tem um plano guardado desde 2018 para Maruelo, Gutierrez e toda a equipe dos Coyotes. Por fim, nós queremos ouvir a opinião do leitor: o Arizona Coyotes permanece em Glendale (e no Arizona) ou será que veremos essa franquia mais uma vez em uma nova cidade? 

Foto: Reprodução/CBS Sports