Divisão Central: Previsão temporada 19-20

Prévia 2019-20 da Divisão Central

Share

Temporada prestes a começar e os times já estão a todo vapor com seus novos jogadores e estratégias. Avaliar onde errou e o que precisa mudar é essencial quando o assunto é competir e os times de hockey não são exceção. Com tantos altos e baixos durante uma temporada é difícil prever que rumo irá tomar e o mais importante, qual time irá chegar nos playoffs. A divisão Central conta com os times: Nashville Predators, Winnipeg Jets, St. Louis Blues, Dallas Stars, Colorado Avalanche, Chicago Blackhawks e Minnesota Wild. 

Poucos pontos separam eles entre si, do Predators (o campeão da divisão) para o Wild (o último colocado) foram apenas 17 pontos. Menos ainda que na temporada anterior. A disputa estava tão acirrada que Winnipeg ficou em segundo por apenas um ponto, enquanto Stars e Avalanche por pouco não ficaram de fora dos playoffs. St. Louis Blues, o grande campeão da Stanley Cup, estava em uma de suas piores temporadas, inclusive até janeiro o time não via chance de ir para a pós-temporada. 

Com isso, o que podemos esperar para a temporada 2019-20?

Será que novamente os fãs do esporte serão surpreendidos com um time que ninguém esperava ou dessa vez os fãs irão acertar nos palpites? A meta de todos os times nós já sabemos, mas será que toda essa estratégia dará certo?

Nashville Predators

O Nashville Predators é um time forte. Apesar de não ter conquistado a Stanley Cup nas últimas temporadas, chegou bem perto disso em 2017 e conquistou o President’s Throphy em 2018. Foi campeão da Divisão Central em 2019 e tudo indicava que iria bem nos playoffs. Porém, o time saiu ainda na primeira rodada após perder para o Dallas Stars. 

Durante a temporada o time já tinha adquirido novos jogadores para o elenco,  e pouco mudou em seu quadro de atletas para essa temporada. Entretanto, uma das trocas que teve grande destaque na offseason foi do defensor P.K. Subban para o New Jersey Devils em troca dos jogadores Steven Santini, Jérémy Davies, que foi realocado para a AHL, mais a 2nd-round pick em 2019 e 2020.

Além disso, o time de Nashville assinou com do center Matt Duchene, que tinha se tornado free agent nessa offseason. Esse contrato foi um dos mais comentados na intertemporada e o Predators está apostando no bom desempenho do jogador na cidade da música, que parece estar motivando o canadense a voltar ao gelo mais focado.  

Matt Duchene ao assinar com Nashville Predators (Foto: Reprodução/nhl.com)

Além dos novos contratos, o capitão Roman Josi e o left winger Filip Forsberg terminaram a temporada 18-19 em alto nível, e devem buscar este alto desempenho mais uma vez em 19-20. Uma coisa é certa: Nashville Predators quer uma Stanley Cup. Depois de ter vacilado dos playoffs no ano anterior, chega à nova temporada com mais determinação para chegar aos playoffs

Winnipeg Jets

Os Jets novamente não consegui o primeiro lugar no final da temporada passada por pouco, por apenas um ponto o time ficou em segundo na tabela da Divisão Central. Mas foi eliminado ainda na primeira rodada pelo St. Louis Blues num jogo 6.

Para essa temporada, o time fez poucas adições como o atacante Gabriel Bourque e os defensores Neal Pionk e Anthony Bitetto. Mas o destaque mesmo vai para o rookie Ville Heinola, o jovem que foi draftado este ano assinou um contrato com o time de Winnipeg por três anos. Entretanto o destino do defensor ainda não foi definido e é provável que ele volte para a Finlândia por mais uma temporada. 

Outro jogador que estava dando o que falar é Patrik Laine, o forward de 21 anos era um RFA e estava treinando na Suíça enquanto não entrava em um acordo com o time. Considerado um jogador de elite, um novo contrato com Laine era algo muito aguardado pelos fãs. E após perder alguns jogos preseason, o jogador entrou em um acordo com o time e aceitou retornar para mais duas temporadas. 

St. Louis Blues

Aqui vai uma dica do NHeLas: sempre fique de olho nos times do final da tabela! O St. Louis Blues foi um dos times que mais surpreendeu nesta última temporada, o time não ia bem na regular season e inclusive ficou sem treinador durante a temporada. Mas ele mostrou que os últimos serão os primeiros e não só foi campeão de Conferência, como também é o atual campeão da Stanley Cup. 

Com o seu último playoffs tendo sido um sucesso, o time optou por não mexer muito em seu quadro de jogadores. Apesar de perder jogadores como Pat Maroon e Chris Butler, o Blues conta com somente dois nomes novos como Justin Faulk e Nathan Walker. O time apostou também em outros jogadores novos, porém a previsão para esses jogadores é de permanecer na AHL pelo menos nessa temporada. O campeão da Stanley Cup faz a sua estreia na regular season em casa contra o Washington Capitals no dia 02 de outubro. 

Dallas Stars

O Stars quase viu seu sonho de sair da greve dos playoffs morrer, o time que só conseguiu sua vaga por causa do wild card e por pouco não fica de fora pela terceira temporada consecutiva. Mas o Stars  correu atrás do prejuízo e na primeira rodada venceu o campeão da Divisão Central, o Nashville Predators. E avançou nos playoffs com afinco, perdendo somente para o campeão da Stanley Cup num jogo 7.

Esse foi todo o incentivo que o time precisava para apostar em novos jogadores e correr novamente atrás do sonho de ganhar uma Stanley  Cup, o que não acontece há 20 anos, desde a histórica conquista em 1999. Nomes como Joe Pavelski, Corey Perry e Andrej Sekera chegam nesta temporada para dar um gás e impulsionar ainda mais o time a correr atrás da Stanley Cup. Principalmente porque agora o time está munido não só de uma boa equipe de atacantes, como também de defensores. Se teve um time que investiu na sua área defensiva na temporada 18-19, foi o Dallas Stars, que começou o ano com uma defesa quase inexistente e conseguiu chegar à 2ª rodada dos playoffs

 Um nome também novo para os fãs do Dallas, é Thomas Harley, o defensor de 18 anos se destacou no training camp do time e assinou um contrato de 3 anos. Porém após a preseason o jovem retornará para a OHL por tempo indeterminado.

Colorado Avalanche

Outro time que por pouco não ficou de fora dos playoffs foi o Avalanche. Assim como o Dallas Stars o time conseguiu entrar como wild card. A diferença é que o time tem se mostrado forte e tem crescido nos últimos anos. O time quase “varreu” o Calgary Flames para fora dos playoffs e saiu após perder num jogo 7 para o San Jose Sharks numa partida que terminou 3-2. 

Como uma forma de ampliar o seu quadro de jogadores, o time teve que abrir mão de nomes como Tyson Barrie, porém o time conta com vários nomes novos. Nazem Kadri, é um deles, o canadense é considerado um jogador completo e inclusive era um dos grandes nomes do Toronto Maple Leafs. Entre os jogadores novos estão também Andre Burakovsky, Valeri Nichushkin, Calle Rosem, Kevin Connauton e Pierre-Edouard Bellemare. Destaque também para Cale Makar, o jovem defensor foi um trunfo nos playoffs e mostrou que não está para brincadeira. O Avalanche quer mais do que nunca aumentar as suas chances de chegar nas finais já que tem conseguido ir para os playoffs nas últimas temporadas. 

Nazem Kadri na preseason com o Colorado Avalanche (Foto: Reprodução/nhl.com)

Chicago Blackhawks

O time de Chicago abriu mão de poucos jogadores nessa offseason, em sua maioria, jogadores que dividiam seu tempo entre a NHL e a AHL. Em contrapartida o time adquiriu bastante novos jogadores. Nomes como o do goleiro Robin Lehner, Andrew Shaw e Alexander Nylander agora fazem parte do quadro de jogadores de Chicago. Um nome de destaque nesse novo quadro é de Kirby Darch, o terceiro a ser draftado neste ano já tem um contrato assinado para três anos. Mas o jovem já tem planos de voltar para o seu time na WHL pelo menos para esta temporada. 

O time tem investido muito no ataque, o que mostra o quanto o time quer se fortalecer e aumentar as suas chances na corrida para a Stanley Cup. O time precisa de incentivo, de um gás para entrar com tudo nessa nova temporada e deixar essa maré para trás. Afinal não só o time tem tido dificuldade em se classificar para os playoffs, como também não tem passado do primeiro round desde que ganhou a Stanley Cup na temporada 2014-15. 

Minnesota Wild

O Minnesota Wild pode não ter se mostrado um time forte nas últimas temporadas, mas correu atrás de novos contratos nesta intertemporada. Renovou o contrato com Kevin Fiala, Ryan Donato, Jared Spurgeon e Joel Eriksson Ek. Além de assinar com grandes nomes como Ryan Hartman e Mats Zuccarello. Este último sendo um dos principais motivos do Dallas Stars ter chegado tão longe nos playoffs

Zuccarello na temporada 2018-19 antes de assinar com o Wild (Foto: Reprodução/nhl.com)

O time pode ter ficado de fora dos playoffs na última temporada. Mas seus esforços não passaram despercebidos e agora o time tem uma chance maior de entrar na corrida para a Stanley Cup. Se novos jogadores é o que o time precisava para enfim sair do último lugar de sua divisão, o time fez a aposta correta. Afinal, o St. Louis Blues deu a volta por cima e conquistou seu primeiro campeonato. 

A Divisão Central é uma das mais competitivas na NHL, o que a torna bem interessante de acompanhar. Fica difícil prever quem irá conquistar as vagas para os playoffs neste ano, mas, sem sombra de dúvidas, a disputa será mais uma vez acirrada. Na temporada anterior, essas vagas foram definidas apenas no último jogo da temporada regular. Precisa de mais motivos para acompanhar de perto estes times?