Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpvq domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the magplus-pro-addons domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio redux-framework foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Memorial Cup cancelada pela primeira vez em 102 anos - NHeLas

Memorial Cup cancelada pela primeira vez em 102 anos

Troféu Memorial Cup

Pela primeira vez em mais de um século, a tradicional Memorial Cup foi cancelada no Canadá, devido à pandemia da COVID-19

Share

A Canadian Hockey League (CHL) é a organização que representa as três principais ligas juniores de hockey no gelo do Canadá. A CHL foi fundada em 1975 como a Liga Principal de Hóquei Júnior Canadense, e é composta por três ligas: a Western Hockey League, a Ontario Hockey League e a Quebec Major Junior Hockey League. A Memorial Cup é o troféu dado a equipe campeã de cada temporada.

No dia 12 de março de 2020, a CHL anunciou a suspensão da temporada regular por conta da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a confirmação de que a temporada e os playoffs seriam cancelados só foi anunciada uma semana depois, no dia 23 de março. 

Com isso, pela primeira vez em 102 anos, a Memorial Cup não será premiada a nenhum time. A edição estava marcada para acontecer no dia 23 de maio em Kelowna, na Colúmbia Britânica. Já que as edições de 2021 e 2022 serão organizadas pela OHL e pela QMJHL, a cidade de Kelowna não terá a chance de sediar o torneio novamente até 2023. 

O campeonato

A origem do campeonato e da Memorial Cup remete aos antigos acontecimentos da história do Canadá.

O então presidente da Ontario Hockey Association, o capitão Jim Sutherland, decidiu fazer um prêmio que homenageasse os jovens jogadores de hockey que morreram na Primeira Guerra Mundial.

Em 1919, o troféu foi criado e seria premiado ao melhor time júnior canadense de hockey. O troféu originalmente era conhecido como OHA Memorial Cup. Ele foi doado pela Ontario Hockey Association (OHA) em 1919 para ser concedido ao campeão de hockey júnior de todo o Canadá.

Originalmente, o campeonato começou no formato de times do Leste contra os do Oeste. A partir de 1971, a Memorial Cup foi aberta a todas as equipes Junior.

O formato do torneio de três ligas começou após a categoria de hockey Junior A ser dividida em duas categorias (Junior A e Junior A II, sendo a primeira superior à segunda), concedendo assim à Memorial Cup a classificação Junior mais alta.

Atualmente, os campeões da WHL, QMJHL e da OHL, juntamente com a equipe anfitriã do evento, se reúnem em uma série de rodadas de playoffs. Após uma partida única na final, o campeão do troféu é decidido.

O Rouyn-Noranda Huskies (QMJHL) são os atuais campeões, tendo derrotado na final a equipe anfitriã, os Halifax Mooseheads (QMJHL). 

A Memorial Cup é descrita como um dos troféus esportivos mais difíceis de ganhar, devido à grande quantidade de times participantes (60) e a janela de idade dos participantes, de 16 a 21 anos.

O cancelamento

Devido à pandemia da COVID-19, temos visto diversos campeonatos mundiais e nacionais serem cancelados. A temporada atual da NHL está em pausa, contudo, acredita-se ser questão de tempo para que seja cancelada também.

No caso da Memorial Cup, o comissário da WHL Ron Robison deu a seguinte declaração, em uma nota online:

“Nada é mais importante para a WHL do que a saúde e a segurança de nossos jogadores, oficiais, funcionários e torcedores.Sem a possibilidade de prever quando será seguro e responsável retornar ao jogo, a WHL tomou a difícil decisão de cancelar os playoffs da WHL (…) todos nós da WHL continuaremos a fazer nossa parte na luta contra esse vírus, para que possamos estar em posição de desfrutar de mais hockey ”

O cancelamento da fase final do campeonato foi um grande indicador da gravidade da pandemia para os canadenses. Ainda que não se trate de uma competição profissional, o simbolismo da Memorial Cup é enorme no Canadá, por conta da abrangêmcia das ligas em todo o país e o envolvimento das comunidades com os times locais. A CHL é por onde muitas futuras estrelas da NHL também passam antes de iniciar suas carreiras profissionais.

A declaração oficial do cancelamento da temporada pode ser encontrada no site da CHL (em inglês).

Foto: Reprodução/CHL Images