Toronto Maple Leafs lidera série contra o Montreal Canadiens

Share

O Toronto Maple Leafs está liderando a série por 3-1 contra o Montreal Canadiens na Divisão Norte. Logo no primeiro jogo, na última quinta (20), a equipe perdeu um de seus principais jogadores, John Tavares, após um acidente sério no gelo. O jogador foi retirado de maca e passou a noite no hospital, tendo sofrido uma concussão e uma lesão no joelho, essa foi a única partida dos playoffs até agora que os Leafs não venceram. 

Nos jogos subsequentes, a equipe de Toronto focou no objetivo e colocou o time de Montreal numa posição complicada. O Jogo 5, que acontece essa noite (27), pode ser eliminatório caso os Canadiens não ganhem. Pela manhã, John Tavares foi visto patinando no gelo e, apesar de ainda não estar pronto para voltar a jogar, seu companheiro de equipe, Justin Holl, comentou da importância de tê-lo de volta no gelo: “É um sinal encorajador vê-lo por aqui. [..] É bom para o time, bom para todos nós emocional e mentalmente.” 

Resumo da série até aqui

Na primeira partida, o Montreal Canadiens ganhou de 2-1 com gols de Josh Anderson aos 12 minutos do primeiro tempo e de Paul Byron, na segunda metade do terceiro período. O gol dos Leafs aconteceu no segundo tempo, com um wrist shot de William Nylander. O time estava visivelmente abalado após o incidente de Tavares no primeiro período. 

Com a cabeça no lugar certo, o time de Toronto não deixou o Montreal respirar no segundo encontro. O único gol da noite deles aconteceu nos primeiros sete minutos, com um wrist shot de Jesperi Kotkaniemi e assistências de Tyler Toffoli e Joel Armia. Minutos depois, foi a vez de Toronto começar a mostrar para que veio, e Jason Spezza balançou a rede e colocou o time no jogo. 

No segundo e terceiro períodos, os Leafs comandaram o placar. Foram quatro gols, dois no segundo marcados por Auston Matthews e Rasmus Sandin, e mais dois no terceiro marcados por William Nylander e Alexander Kerfoot. Assim, o segundo jogo terminou 5-1 para Toronto, que empatou a série. 

Na terceira partida as duas equipes tiveram o mesmo número de shots on goal, 29 cada. A porcentagem de faceoffs ganhos também foi igualmente dividida, 50%. O placar só precisou trabalhar no segundo período, uma vez que no primeiro e terceiro períodos não tiveram gols.

William Nylander marcou o primeiro para Toronto, mas logo foi seguido por Nick Suzuki, que empatou a partida para os Habs. Mas três minutos depois, Morgan Rielly fez 2-1 Toronto. Esse foi o resultado final da noite, colocando os Leafs na liderança da série por 2-1. 

O Jogo 4 foi um shutout para Jack Campbell e para o time de Ontário. O primeiro período foi um marasmo para a rede, mas logo no primeiro minuto do segundo tempo William Nylander abriu o placar, seguido por um gol dez minutos depois de Jason Spezza, e mais um de Joe Thornton. Já no terceiro período, Alex Galchenyuk fechou o resultado em 4-0 para o Toronto. 

Mas não pensem que o time do Quebec não tentou. Foram 32 SOG e 56,1% dos faceoffs vencidos por eles. No entanto, apesar de terem tido quatro chances de marcar um gol no powerplay, Jack Campbell não deixou nada passar e o final ficou em 4-0 para Toronto., que agora lidera a série por 3-1. 

Próxima Partida

O quinto jogo, com potencial de eliminação do Montreal Canadiens, acontece logo mais (27), às 20:00. Além de John Tavares, Nick Foligno, que sofreu uma lesão no Jogo 2, continua fora por hoje. Ele também foi visto patinando mais cedo. 

Caso Toronto vença, enfrentará na rodada 2 o Winnipeg Jets, que varreu o Edmonton Oilers da competição no Jogo 4 (24). Se não, o Jogo 6 entre os Leafs e os Canadiens acontecerá sábado (29).

Foto: Reprodução/NHL.com