Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpvq domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the magplus-pro-addons domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio redux-framework foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121
Yevegni Kuznetsov é suspenso por quatro anos pela IIHF - NHeLas

Yevegni Kuznetsov é suspenso por quatro anos pela IIHF

Yevgeni Kuznetsov suspenso

Kuznetsov suspenso por 4 anos do time russo por teste antidoping positivo

Share

A Confederação Internacional de Hockey no Gelo (IIHF) suspendeu o jogador russo, Yevgeni Kuznetsoz, por violação ao artigo 2.1 do Código Antidoping Mundial, tal qual trata-se sobre a presença de substâncias proibidas no organismo dos jogadores. 

Inicialmente, um teste antidoping realizado pelo jogador, no dia 24 de maio de 2019, ainda durante o mundial de hockey, constatou a presença de uma droga ilícita no sistema do atleta – cocaína. Desde então, Yevgeni havia sido suspenso provisoriamente de jogar pela seleção de hockey da Rússia. Porém hoje (23), a IIHF confirmou sua suspensão. Esta que acabará por se estender até 12 de junho de 2023. 

No entanto, a suspensão não o faz automaticamente ser banido do time pelo qual joga na NHL, o Washington Capitals. Apenas de competições internacionais com o time de seu país origem. Nos protocolos da Liga Nacional de Hockey não constam punições para drogas como Cocaína e Maconha. Isto porque as mesmas não viriam a afetar o desempenho do atleta no rinque. Portanto, a NHL deve se reunir com o jogador e tomar uma decisão sobre sua situação até o fim do dia. 

Antes da suspensão definitiva

Em maio, o Capitals confirmou a existência de um vídeo, agora já deletado das redes sociais, onde Kuznetsov sentava a frente de uma mesa que continha linhas de cocaína. O vídeo, postado durante a ocasião no Twitter, tinha como legenda “Foi por isso que a Rússia perdeu o torneio de hockey mundial nas semifinais”. Inicialmente, a mídia mostrava o jogador conversando com alguém que também se encontrava no quarto de hotel. Porém, este se encontrava em uma mesa com linhas de cocaína, juntamente com notas de dólares, à sua frente. No entanto, nos 22 segundos do vídeo, Kuznetsov não toca em nenhuma das coisas existentes nesta. 

Em comunicado enviado à imprensa, a equipe russa disse que ainda se encontrava no processo de reunir fatos concretos sobre o ocorrido. Por conseguinte,  não iriam se posicionar sobre a situação até que tudo estivesse comprovado ou não.

Em outro comunicado ao jornal esportivo russo, Sport Express, Kuznetsov disse que o vídeo seria de 2018. Este teria sido gravado em Las Vegas, após a vitória do Capitals na final da Stanley Cup do mesmo ano. Em nota, o jogador disse que havia ido até o quarto de hotel de um amigo. Porém, quando viu drogas e uma “mulher desconhecida”, ligou para um outro amigo e foi embora. “Eu nunca usei drogas. Me dê um teste (antidrogas) e eu irei passar.”, disse o jogador do Washington no mesmo comunicado ao jornal. 

Comunicado do Washington Capitals e de Yevgeni Kuznetsoz

Na manhã de hoje (23), logo após o comunicado da IIFH, o Washington Capitals também publicou em seu site, vinculado a NHL, uma declaração, juntamente à do jogador, em relação ao ocorrido. 

O time diz estar ciente dos resultados positivos do teste anti-doping e da suspensão de Kuznetsov pela IIHF. Seguidamente, se dizem desapontados, e afirmam que levam a política antidrogas completamente a sério. Também relatam que o jogador procurou voluntariamente ajuda dos programas de conscientização providos pela própria NHL. Por fim, concordou com o protocolo de um teste regular comandado pelo próprio programa. A equipe se diz estar comprometida em ajudar o jogador com a situação. Porém, explanou que aguarda as próximas decisões, estas que serão tomadas pela própria NHL. 

O comunicado do próprio Kuznetsov (traduzido) para o site do Capitals: 

“Recentemente, a IIHF me notificou que, devido a um teste positivo de substâncias ilícitas, eu seria suspenso de competições internacionais durante quatro anos. Eu tomei a decisão de aceitar a penalidade. Representar meu país sempre foi algo que guardo no coração e que tenho muito orgulho de fazer. Não poder usar essa camisa por quatro anos é algo bem difícil de aceitar. Eu desapontei tantas pessoas que são importantes pra mim, incluindo minha família, companheiros de time e amigos. Desde o primeiro dia que eu entrei no rinque em D.C., a organização do Washington Capitals tem sido nada menos do que incríveis comigo e com minha família. Eu me sinto terrível por desapontar todos vocês. Me dei conta de que a única maneira de conquistar a confiança de vocês é assumir responsabilidade pela minha situação e meus atos daqui para frente.”

Yevgeni Kusnetsov para o site do Capitals vinculado a NHL.

Até o momento, a NHL não se posicionou sobre o ocorrido.

Foto: Reprodução/zimbio.com