Etiqueta: Winter Classic

  • Os uniformes para o NHL Winter Classic de 2022 estão aqui

    Os uniformes para o NHL Winter Classic de 2022 estão aqui

    Na manhã do último sábado (04), o Minnesota Wild divulgou a camisa que a equipe usará durante o NHL Winter Classic de 2022, que acontecerá em 1º de janeiro de 2022, no Target Field, casa do Minnesota Twins (MLB), em Minneapolis. Menos de uma semana depois, o adversário da equipe no evento, St. Louis Blues, também pôs fim ao suspense e divulgou os uniformes completos para o dia de Ano Novo. É apenas a segunda vez que tanto os Blues quanto o Wild disputam uma partida outdoor.

    Ambos os times haviam publicado “espiadinhas” em suas redes sociais, mantendo os seguidores atentos à novidade por alguns dias antes dos anúncios oficiais. Com essa divulgação, também conhecemos pela primeira vez o logo oficial do NHL Winter Classic de 2022. Será o primeiro jogo ao ar livre da NHL aberto ao público desde a pausa na temporada 2019-20 por conta da pandemia, e a partida é válida pela temporada regular para as duas equipes.

    State of Hockey

    Segundo o anúncio oficial do Minnesota Wild, a camisa foi “desenhada para celebrar o rico pedigree de hockey do estado (de Minnesota), a rivalidade entre as Twin Cities, e seu legado como o Estado do Hockey”. No design encontramos elementos inspirados nas equipes de Minneapolis e St. Paul das décadas de 1920, 30 e 40, como as listras na base da camisa e a escolha da fonte. “Com o jogo acontecendo na casa do Minnesota Twins, nós certamente canalizamos o espírito de Minnie e Paul para nosso suéter do Winter Classic”, disse o consultor sênior de marca do Minnesota Wild, John Maher.

    As duas estrelas no centro representam a constelação de Gêmeos, em referência às “cidades-gêmeas” de St. Paul e Minneapolis. No meio, a silhueta do estado de Minnesota simboliza a união das cidades para representar a capital do estado. Esta ideia é reforçada pelos nomes (MPLS. e ST. PAUL) arqueados em torno do desenho principal, enfatizando como as cidades convergem em torno do esporte local e seus times.

    Respectivamente: uniforme do St. Paul Saints (1925-1963); foto do elenco do Minneapolis Millers (1915-1963) (reprodução/Vintage Minnesota Hockey)

    O foco no “Estado do Hockey” é evidenciado pela falta de uma referência direta ao Minnesota Wild por meio de logos ou mesmo o nome da equipe. O design manteve a paleta tradicional de verde escuro e vermelho do Wild, e o “branco vintage” que vemos nas listras e escritos reflete as origens do hockey nos lagos congelados. Já os cotovelos reforçados representam as “longas horas de desgaste no amado equipamento de hockey”.

    (Foto: Twitter @mnwild)

    Não é a primeira vez no Winter Classic em que um time quebra a expectativa de reproduzir um único uniforme do passado e, no lugar, cria algo completamente novo com elementos que evocam nostalgia e um ar de “velhos tempos”. Em 2020, tanto o Dallas Stars quanto o Nashville Predators utilizaram dessa estratégia de “fauxback” (throwback “falso”) para criar seus uniformes no Winter Classic daquele ano. É uma tendência que devemos ver cada vez mais, principalmente entre equipes sem um longo histórico de uniformes diferentes ou que se juntaram recentemente à liga.

    Back to Basics

    Apenas alguns dias depois de conhecermos o look do Wild para o evento, o St. Louis Blues revelou que também divulgaria a nova camisa em breve. Na noite de sexta (10), a equipe publicou um vídeo apresentando o uniforme, e confirmando algumas suspeitas vazadas mais cedo naquele dia. Enquanto seu adversário ao norte combinou diferentes elementos em uma nova camisa, St. Louis decidiu se inspirar em sua primeira camisa e manter-se fiel às origens da equipe.

    Os Blues optaram por um design claro, em oposição ao verde escuro de Minnesota. A base da camisa tem cor creme, e é um reboot dos uniformes da temporada inaugural da equipe, em 1967-68. A nota musical no centro é similar ao logo original do time usado em seu primeiro ano, feita de feltro e com o traçado amarelo bordado para dar um toque mais velha-guarda. As listras azuis e amarelas nas mangas e barra da camisa também acompanham o design original, bem como as fontes que se assemelham às usadas em 1967.

    (Foto: Reprodução/sportslogos.net)

    O lançamento contou com grande participação do elenco dos Blues. O capitão Ryan O’Reilly e o atacante David Perron estrelaram o vídeo promocional, enquanto Brayden Schenn e outros jogadores compareceram a um jogo do St. Louis Cardinals (MLB) para mostrar a nova camisa ao público um pouco antes da partida de baseball começar. “Eu acho que (as camisas) parecem inacreditáveis, para ser sincero,” comentou Perron ao stlouisblues.com. “Eu sei que os fãs vão gostar muito delas. Estamos muito animados e temos sorte de participar de mais um Winter Classic, então vai ser especial”.

    “É bem legal ter cores vintage. Isso me lembra das primeiras camisas que os Blues usaram,” disse O’Reilly. “Vendo isso, eu só penso na história. Você sente o jogo, como era jogado bem antes de você e a história da cidade. As camisas são muito legais, elas ficaram ótimas. Fizeram um trabalho e tanto com elas”.

    (Foto: Twitter @StLouisBlues)

    Nota-se que não é a primeira vez que St. Louis remete aos uniformes de sua temporada de expansão na NHL. Em 2017, o time usou a versão azul do modelo no Winter Classic contra o Chicago Blackhawks, que venceram por 4-1 no Busch Stadium. Para os fãs colecionadores, agora é possível ter o set completo de camisas “retrô” atualizadas pela NHL e a Adidas. Tanto os uniformes do Minnesota Wild quanto o do St. Louis Blues já estão disponíveis para compra na loja oficial da NHL (compra internacional).

    A próxima temporada será importante para a retomada destes eventos especiais na NHL. Além do Winter Classic, ainda esperamos ver pelo menos outras duas partidas ao ar livre em 2022. A Stadium Series entre Nashville Predators e Tampa Bay Lightning está marcada para o dia 26 de fevereiro, no Nissan Stadium, em Nashville, Tennessee. Também especula-se que a liga anuncie um Heritage Classic entre Buffalo Sabres e Toronto Maple Leafs, que seria realizado em 13 de março, em Hamilton, Ontario, segundo diversas fontes.

    Foto: Reprodução/nhl.com

  • Stars comemoram vitória no Winter Classic 2020

    Stars comemoram vitória no Winter Classic 2020

    O dia tão aguardado pelos fãs do Dallas Stars e Nashville Predators, enfim chegou. O Winter Classic 2020, que este ano foi sediado no Cotton Bowl Stadium em Dallas, Texas, foi a 12ª ediçãondo evento e a estréia da cidade como anfitriã no evento que iniciou em 2008. No entanto, não é somente isso que torna o evento especial para os fãs do Stars. Essa edição foi a segunda a esgotar mais rápido a venda dos ingressos e o segundo evento a receber o maior público. Ao todo, foram 85.630 pessoas participando, perdendo apenas para o Winter Classic 2014 que recebeu mais de 100 mil pessoas. 

    O clima no Texas era de outro nível, deixando os jogadores e até mesmo os telespectadores de casa maravilhados. As surpresas começaram cedo com a chegada dos jogadores. Enquanto o Dallas estavam vestidos a caráter de cowboy, os Predators decidiram fazer uma homenagem a Johnny Cash e estavam todos de preto.

    Na multidão era possível ver fãs dos dois times em um mar de verde e amarelo. Apesar do grande evento ser o jogo em si, o time de Dallas também reservou uma série de atrações para o público. Tudo foi organizado como as típicas feiras estaduais, desde as comidas até as brincadeiras. Teve atrações com ovelhas, cavalos e até mesmo uma corrida de porcos, que para a alegria das pessoas tinham como nomes referências aos jogadores de hockey.

    Predators 2, Stars 4.

    Numa partida emocionante, o primeiro período já começou com penalidades e expulsão. Com apenas 02:44 que o puck caiu no gelo, o winger Corey Perry dos Stars bateu com o cotovelo na cabeça de Ryan Ellis dos Predators. No momento os árbitros enviaram Perry para a penalty box. Entretanto, após revisarem o VAR, o jogador foi expulso por má conduta. Enquanto isso, Ellis precisou de ajuda para sair do gelo e também não retornou para a partida com uma upper body injury.

    Durante o power play o time de Dallas marcou outra penalidade, assim, aumentando a chance dos Preds marcarem. Foi exatamente isso que o Matt Duchene fez nos segundos finais do 5 on 3 ao abrir o placar com uma assistência de Roman Josi e Filip Forsberg.

    Pouco tempo depois, no mesmo power play, agora 5 on 4, Duchene ataca novamente. Desta vez ele manda o puck para Dante Fabbro que aproveita e marca o segundo gol dos Predators. Infelizmente para o Dallas a sorte não estava ao lado deles, com um pênalti bloqueado por Pekka Rinne além das muitas chances perdidas, o primeiro período terminou sem nenhum gol para o time da casa. Porém o segundo período foi diferente e a sorte virou a favor dos Stars. No início foi o mesmo do primeiro período, muitas tentativas e muitas chances perdidas. Com o passar do tempo os nervos estavam cada vez mais à flor da pele de ambos os lados e aconteceram mais um power play para cada. 

    Após quase dois períodos atrás do placar, o Dallas Stars mostrou que não tinha entregado o jogo. Aos 18:52 minutos, Blake Comeau mandou o puck para dentro do gol mostrando a força de vontade que o time chegou ao seu jogo ao ar livre. Força essa que continuou no início do terceiro período. Com uma penalidade cometida por Colin Blackwell nos segundos finais do período anterior, o tempo restante do power play continuou no período final. Foi assim aos 00:58 que Roope Hintz e John Klingberg aproveitaram e mandaram o puck para Mattias Janmark que não perdeu tempo e empatou o jogo. 

    O Dallas estava decidido a virar o jogo. Tentaram marcar mais algumas vezes mas não obtiveram sucesso. Até que Alexander Radulov recebe um passe de Klingberg e consegue marcar o terceiro gol de seu time e virar o jogo. Seguindo o gol de Radulov, foi a vez de Andrej Sekera marcar e mostrar que o Dallas estava ali para vencer. Com uma desvantagem de dois gols os Preds precisava marcar a todo custo. O time de Nashville fez diversas tentativas, mas Ben Bishop também não estava para brincadeira. Numa tentativa de marcar os Predators chegaram a fazer um empty net nos minutos finais dando a chance dos Stars marcarem mais gols. No entanto, o Dallas não deu sorte e nenhum de seus shots entraram na rede que estava vazia. 

    Sem mudanças no placar, Dallas comemora a vitória de virada com 4 a 2 para a alegria dos fãs no estádio. Ambos os goleiros Rinne e Bishop fizeram excelentes 31 defesas cada, tornando assim, o jogo ainda mais emocionante. O capitão dos Predators, Josi fez assistências nos dois gols e se tornou o primeiro defensor na história do time a fazer 40 pontos em menos de 40 jogos. Enquanto no Dallas 10 jogadores diferentes conseguiram registrar pontos, com todos jogando ao menos 11 minutos. Perry, que foi expulso no jogo, se tornou o primeiro jogador a ser expulso em um Winter Classic e aguarda audiência que está marcada para sexta-feira. 

    Certamente um dia inesquecível para os fãs do esporte. A partida, que da início ao ano de 2020 na NHL, foi acirrada. Além disso, foi possível ver essa rivalidade não só nas tentativas de gol, como também nas inúmeras brigas que se iniciaram no gelo. No entanto, ao final do jogo, tudo foi esquecido com um aperto de mão e o clima era de respeito entre os jogadores.

    Infelizmente para nós o próximo Winter Classic só em 2021. Mas já podemos comemorar, pois durante o intervalo o comissário da NHL, Gary Bettman anunciou que o destino já está definido. O Minnesota Wild será o próximo anfitrião e logo mais saberemos contra quem ele irá jogar.

    Foto: Reprodução/@DallasStars

  • NHL Winter Classic 2020: a batalha no Sul

    NHL Winter Classic 2020: a batalha no Sul

    Faltam menos de dois meses para um dos eventos mais esperados da NHL: o Winter Classic. E dessa vez, a liga resolveu trazer o outdoor hockey para o Sul dos Estados Unidos. No início do ano, foi anunciado que o Dallas Stars irá sediar a 12ª edição do jogo, no Cotton Bowl Stadium, disputando este contra o Nashville Predators. Por isso, o NHeLas reuniu um compilado sobre as informações mais importantes sobre o clássico para todos os fãs de hockey.

    O Clássico pela primeira vez em Dallas

    No dia 25 de Janeiro de 2019, a NHL anunciou que o Winter Classic 2020 será sediado em Dallas, Texas. Dessa forma, 2020 vai começar com um confronto entre o Dallas Stars e o Nashville Predators, que repete o confronto da primeira rodada dos playoffs 2019, mas, desta vez, leva seus jogadores para um jogo de festa. A partida entre as duas equipes será sediada no Cotton Bowl Stadium, que já foi palco de times como Dallas Cowboys e de diversos clássicos no futebol. Ele é o 4º maior estádio do Texas, e o 10º em todo os Estados Unidos, tendo assim capacidade para 92,100 pessoas.

    No entanto, a importância do clássico de 2020 vai muito mais além do que grandes estádios. Isso porque é a primeira vez, desde que o Winter Classic foi criado em 2008, que um estado do sul dos EUA irá sediar a partida. Além disso, também é a primeira vez que ambos os times irão participar do evento que acontece anualmente no dia 1º de Janeiro. 

    O evento

    Os Stars listaram mais de 50,000 pessoas que teriam interesse em ingressos para o jogo. No entanto, para atrair o público mais jovem, eles vão realizar um torneio de hockey em oito pistas locais ao mesmo tempo em que o jogo estiver acontecendo, e contam com a presença de 10 a 15 mil pequenos jogadores nas arquibancadas. 

    “Eu realmente quero usar este jogo como um catalisador para introduzir crianças e jovens ao hockey, que provavelmente não estariam prestando atenção. Quero ver em 20 anos estas mesmas crianças dizendo ‘Ei, fui ao Winter Classic, e foi isso que me fez querer ser jogador de hockey.”, disse Brad Alberts, presidente dos Stars, na conferência entre os dois times, que aconteceu em 20 de março deste ano.

    Os Predators também contam com a participação da sua torcida em grande escala, apesar dos quase 700 km que separam Nashville de Dallas. “Os Stars tem fãs ótimos. Nós temos fãs apaixonados. Isso tem todos os ingredientes para ser o melhor jogo de todos os tempos.”, disse o GM dos Preds, David Poile, na mesma conferência.

    A Jersey do Dallas: homenagem ao hockey no Texas

    Desde de 2008, todos os times que disputaram o Winter Classic tentam trazer em seus uniformes alguma coisa que remeta história da equipe, ou da cidade/estado. Portanto, não seria diferente com o Dallas. Nesta quarta (06), os Stars revelaram o tão esperado uniforme que comemora a história do hockey no Texas e a rica herança que precede a franquia.

    A jersey é composta de diversos detalhes. Na manga esquerda, foi bordado o estado do Texas em feltro cinza, com o “D” de Dallas ao meio. Desta forma, o time homenageia seu estado de origem. O uniforme apresenta também as clássicas cores dos Stars, o Victory Green e Branco. Seu design é inspirado nos uniformes históricos de times de hockey do Texas, com a palavra “STARS” sobreposta a letra “D”. A letra “A” de “STARS” assume o formato de uma estrela, referenciando assim a bandeira do Texas. 

    As vendas das Jerseys abriram ontem, e devem estar disponível em lojas físicas no dia 15 de novembro. Porém, os jogadores e seus respectivos números, disponíveis nas camisas serão apenas Benn, Seguin, Heiskanen, Klingberg, Radulov, Bishop e Hintz, devido à questões de produção. Além do Winter Classic, as jerseys também serão usadas pela equipe em mais dois jogos ao longo da temporada. 

    A Jersey dos Preds: resgatando os Dixie Flyers

    Assim como os demais times, os Preds também trouxeram para o clássico um uniforme repleto de tradição. O time anunciou no último dia 2 a Jersey que o time irá usar na partida. E ela é uma homenagem Nashville Dixie Flyers, o primeiro time profissional de hockey da cidade, que 1962 à 1971, que fazia parte da Eastern Hockey League. 

    No ombro esquerdo da camisa foi bordado o logo do tigre tradicional dos Preds nas cores azul escuro e amarelo, com design baseado no vintage. Seguidamente, o lettering do nome do time, no centro da jersey, grifado em azul, tem a intenção de imitar o visual das camisas dos Dixies Flyers. O nome da equipe é escrito dentro de uma faixa amarela, cor tradicional do time. 

    As jerseys do time irão fazer sua estreia no clássico, porém, o plano é que o time use o uniforme em mais dois jogos adicionais durante a temporada. 

    A história do Winter Classic

    No ano de 2008, o presidente da Liga, Gary Bettman, e a NHL decidiram iniciar uma tradição no hockey que prestasse homenagem a história e origens do jogo. Desta forma, nasce então o Winter Classic. 

    O esporte tem suas raízes do lado de fora, em lagos congelados e rinques na rua. E foi por isso que a NHL decidiu trazer o jogo de volta para o ar frio, do lado de fora das arenas. O Pittsburgh Penguins e o Buffalo Sabres foram os primeiros times disputarem o Winter Classic, no primeiro dia do ano de 2008, no Ralph Wilson Stadium, em Buffalo, cercados de muita neve. 

    O primeiro Winter Classic, sediado pelo Buffalo Sabres, em 2008, disputado contra o Pittsburgh Penguins (Foto: Reprodução/nhl.com)

    O jogo se tornou um clássico instantâneo, e desde então, já foram realizadas 12 edições da partida, que sempre acontece no dia 1 de janeiro, geralmente em grandes estádios de futebol americano ou baseball. Portanto, a intenção em sediar a partida e locais grandes como esses é atrair muito mais pessoas para assistir ao jogo e acompanhar o esporte. Desta forma, a comunidade do hockey se une cada vez mais em torno de uma data tão importante como o início do ano. 

  • Winter Classic 2019

    Winter Classic 2019

    Como de costume, 1º de janeiro é dia de Winter Classic na NHL. A tradição começou em 2008 ao trazer jogos da temporada regular ao ar livre, como eram jogados nos “primórdios” do esporte. Esse ano, a partida foi entre Chicago Blackhawks e Boston Bruins e aconteceu na University of Notre Dame, em South Bend, Indiana.

    Mais de 76 mil pessoas presenciaram o evento, a segunda maior marca de público em um Winter Classic, e, consequentemente, na NHL. A partida nem havia começado, mas os acontecimentos do evento já estavam chamando atenção. O leprechaun, mascote da universidade, caiu no gelo enquanto carregava a bandeira do Winter Classic, que teve o logo feito em um trevo de três folhas, em homenagem aos Fighting Irish, de Notre Dame.   

    Uniformes:

    Pela tradição do Winter Classic, os uniformes das duas equipes também são diferentes. Ambos os times criaram uniformes que remetessem os anos 30. Os Hawks fizeram como entre 1926-34, quando seus uniformes não possuíam nenhuma cor. As únicas cores na camisa ficaram no detalhe interno da gola, com os anos das Stanley Cups conquistadas pelo time em vermelho. Já Boston, colocou o B bem grande na frente, assim como eles usavam em 1932-33. Além disso, os Bruins colocaram os anos em que venceram a Stanley Cup dentro de trevos, também fazendo uma homenagem ao Irlandeses de Notre Dame e da própria Nova Inglaterra. 

    Os jogadores também fizeram suas próprias homenagens. As mascaras dos dois goleiros foram inspiradas nos Fighting Irish, de Notre Dame. 

    Ainda tivemos alguns sticks criados especialmente para o Winter Classic. 

    O Jogo:

    Esse foi o quinto Winter Classic do qual os Blackhawks participaram, e o terceiro dos Bruins.

    Perlini começou marcando para Chicago na metade do primeiro período logo após o fim de um power play. Quem empatou o placar foi David Pastrnak em seguida. Esse foi o 24º gol da temporada do tcheco, o 11º em power plays.

    No segundo período, Dominik Kahun desempatou a partida e voltou a colocar Chicago na frente. Sete minutos depois, Bergeron marcou durante um power play e voltou a empatar o jogo. O segundo período também terminou empatado.

    O gol que definiu a partida saiu do stick de Kuraly faltando pouco menos de dez minutos para o fim da partida. Grzelcyk atirou o puck que ricocheteou em Wagner e foi direto para o taco de Sean Kuraly, que colocou para dentro.

    Boston manteve a pressão constante no final do período, dificultando para Chicago colocar mais um atacante na linha. Finalmente, nos últimos minutos, numa tentativa de empatar o jogo, os Blackhawks tiraram seu goleiro, e criaram algumas oportunidades de ataque.

    Porém Brad Marchand acabou marcando um empty-netter e o placar final ficou em 4-2 para os Bruins. Com a derrota, Chicago continua sem vitórias em Winter Classics, mesmo sendo a equipe com mais participações. O único jogo ao livre que o time ganhou foi uma partida da Stadium Series, contra os Penguins no dia 1º de março de 2014.