LOADING

Type to search

Prévia do Hóquei Feminino nas Olímpiadas de Inverno 2022

Sem classificação

Prévia do Hóquei Feminino nas Olímpiadas de Inverno 2022

Share
Olimpíadas de Inverno Beijing 2022

Preparados para passar madrugadas acordados, fãs? Os Jogos Olímpicos de Inverno começam dia 4 e irão até o dia 20 de fevereiro, trazendo bastante adrenalina, esportes diferenciados e o que a gente mais gosta: hockey! 

No entanto, como sempre, algumas modalidades têm o início das competições antes da data oficial de início, como o curling, o luge e o hóquei no gelo. Todavia, o nosso esporte queridinho terá somente as seleções femininas no gelo antes da cerimônia de abertura. Assim sendo, quem quiser assistir a algumas partidas da rodada preliminar feminina, vai ter que ficar acordado nessa madrugada (3) entre 1:10 e 10:10 da manhã (horário de Brasília)!

Pequim, que sediará o evento, é a primeira cidade na história a sediar as duas versões dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Mas não só isso, afinal, ela também é a maior cidade a sediar as Olimpíadas de Inverno. Além disso, vai colocar a seleção chinesa de hóquei no gelo no rinque após 12 anos sem competir em alto nível (e será que vai surpreender? Esperamos que sim pois estamos aqui pela zebra).

A competição feminina terá dez seleções divididas em dois grupos de cinco, sendo eles:

Grupo A: Canadá, Finlândia, Suíça, Comitê Olímpico Russo (ROC) e Estados Unidos.

Grupo B: China, República Checa, Dinamarca, Japão e Suécia.

As quatro melhores equipes passarão para as quartas de final, que acontecerão entre os dias 11 e 12 de fevereiro. Depois disso, no dia 16, teremos os jogos valendo medalhas.

Primeiras aparições

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos de Inverno, teremos representantes da República Checa e da Dinamarca competindo pelo ouro no hóquei no gelo feminino. 

Mesmo que nunca tenham terminado no top 5 em um mundial, as checas conseguiram garantir a vaga para as Olimpíadas após ganharem as 3 partidas em seu respectivo grupo das qualificatórias.

Já a Dinamarca conquistou sua vaga com mais  dificuldade. Competindo em um grupo onde a favorita era a Alemanha, as dinamarquesas conseguiram deixar todos boquiabertos ao vencer as alemãs nos últimos 10 minutos do 3° período, garantindo a presença em Pequim.

Seleção Feminina de Hóquei no Gelo da Dinamarca

Imagem: Reprodução/CGTN.

A seleção Chinesa

Depois das Olimpíadas de 2010, em Vancouver, ninguém nunca mais viu a seleção chinesa competindo em eventos de grande porte. No entanto, as chinesas retornam para o gelo olímpico esse ano, uma vez que a seleção do país sede tem sua vaga garantida. 

Jogando em casa, a equipe da China é um pouco curiosa. A maioria das jogadoras e dos funcionários já se conhecem muito bem, afinal, trabalham juntos no KRS Vanke Rays, time que compete na Zhenskaya Hockey League (ZhHL), na Rússia, e está atualmente em 4° lugar na competição.

Além de ter muitas jogadoras mais velhas, a seleção chinesa conta com jovens talentos, como Taylor Lum, que tem 19 anos e é a atleta mais nova no elenco; Kassy Betinol, que antes fazia parte do programa nacional canadense; e Anna Sagedi.

Vale ficar de olho também na líder Rachel Llanes e no uniforme (e pads) maravilhoso que a seleção chinesa irá usar na competição! 

A rivalidade norte-americana

Após ganharem a medalha de ouro na Coréia do Sul em 2018, as americanas estão a caminho do pódio mais uma vez, trazendo toda a garra e força de vontade que já conhecemos. 

A grande vitória em Pyeongchang levou à dominância contra suas rivais por um bom tempo. As canadenses conseguiram destruir a hegemonia estadunidense ao conquistarem o título do mundial feminino de hóquei no gelo pela 11ª vez em 2021.

Com a rivalidade pegando fogo (como já era esperado), as duas seleções são as favoritas para levarem o ouro para casa, e são garantia de bons jogos na programação das olimpíadas.

Para ficar de olho: Mélodie Daoust (CAN), Jamie Lee Rattray (CAN), Brianna Decker (EUA) e Lee Stecklein (USA).

Onde assistir às Olimpíadas de Inverno

No Brasil, os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2022 são da Rede Globo. Com isso, as partidas serão televisionadas não somente na Globo, como também no SporTV. Além disso, os brasileiros podem contar com a plataforma de streaming da emissora, o Globoplay.

Outra opção é o site oficial dos jogos, onde terá transmissão de todas as 15 modalidades das Olimpíadas. 

A competição começa na madrugada do dia 3 de fevereiro com as seguintes partidas:

1:10: República Checa x China / Canadá x Suíça

5:40: Suécia x Japão

10:10: Finlândia x Estados Unidos

* Horário de Brasília. 

Tags: