LOADING

Type to search

St. Louis Blues fazem visita oficial à Casa Branca

Notícias

St. Louis Blues fazem visita oficial à Casa Branca

Share
St. Louis Blues no Salão Oval em sua visita à Casa Branca

Um dos ápices do patriotismo americano é, sem dúvida, o esporte. É por essa, dentre outras razões, que uma visita à Casa Branca para conhecer o presidente em ofício se tornou uma tradição entre os times campeões nos Estados Unidos, como uma forma de honrá-los após a conquista de seus respectivos títulos. Os atuais campeões, St. Louis Blues, fizeram a sua visita oficial nesta terça-feira (15). Mas, se as visitas não passam de uma formalidade, por que o assunto se tornou um tópico tão divisor entre os fãs de esportes? 

A história das visitas ao Presidente

O Boston Celtics com John F. Kennedy no Salão Oval em 1963. (Foto: RollingStone.com/Reprodução)

Embora pareça um fenômeno relativamente recente, a primeira visita data do século XIX, quando, em 1865, Andrew Johnson recebeu o Brooklyn Atlantics e o Washington Nationals, times de beisebol amadores da época. Posteriormente, Ulysses S. Grant recebeu o primeiro time profissional, o Cincinnati Red Stockings, em 1869. Em se tratando de campeões, existem informações de que os primeiros campeões do World Series a realizar a visita foram os Washington Senators, de 1924. 

Quanto aos atletas de NBA, o primeiro time convidado à residência presidencial foi o Boston Celtics de 1963, pelo presidente Kennedy, um nativo de Massachusetts. Há também registro de visitas feitas ao presidente Ford em 1976 (time de basquete masculino da Universidade de Indiana) e a Jimmy Carter em 1980 (Pittsburgh Steelers e Pittsburgh Pirates), que nada mais foram que visitas pontuais. Foi durante o governo Reagan, entretanto, que as visitas se tornaram uma tradição. 

Ainda assim, o primeiro time de hóquei a participar foi o Pittsburgh Penguins, campeão da NHL em 1991, durante o governo de George H. W. Bush. Desde então, a visita à Casa Branca se tornou pro forma no calendário dos times vencedores, que visitaram os presidentes Clinton, George W. Bush e Obama neste meio tempo. Este último, inclusive, teve a oportunidade de receber os Blackhawks de sua nativa Chicago por três vezes enquanto estava no cargo.

Polêmicas dos dois últimos campeões

A visita dos campeões da temporada 2017/2018, o Washington Capitals, foi polêmica (Foto: NHL.com/Reprodução)

O primeiro time campeão durante o governo de Trump, o Pittsburgh Penguins, realizou sua visita sob protestos de muitos fãs em outubro de 2017. Os Penguins alegaram que não passava de uma formalidade e um meio para que os atletas sejam honrados pelo presidente, independentemente de suas convicções políticas.

Na temporada passada, a ida do Washington Capitals à residência presidencial foi regada de polêmicas. Isto porque dois dos integrantes do elenco campeão, o goleiro Braden Holtby e o ala direito Brett Connolly, recusaram o convite do presidente Trump. 

Não é a primeira vez que um atleta da NHL recusou o convite, pois o goleiro Tim Thomas não fez parte da comitiva dos Bruins campeões que visitaram Obama em Janeiro de 2012. Desta forma, os dois atletas canadenses não foram os primeiros a se recusarem a encontrar com o Presidente em exercício.

Em oportunidades anteriores, considerando a negativa dos atletas, Trump retirou o convite em alguns dos casos, como ocorreu com o Golden State Warriors da NBA e o Philadelphia Eagles da NFL. No caso dos Warriors, estes mantiveram sua viagem a Washington DC, onde se encontraram com o ex-presidente Obama para uma ação com crianças da cidade natal de Kevin Durant, que é da região.

Atuais campeões honrados em cerimônia pública

A banda da Marinha toca “Gloria”, lema de vitória dos Blues

Diferentemente do ano anterior, nenhum dos atletas recusou o convite, que foi aceito de uma forma uniforme pelo vestiário. Além da presença massiva do elenco dos Blues, a visita também contou com uma cerimônia pública. Nessa ocasião, o Presidente Trump falou com a imprensa na companhia dos campeões, o que não ocorreu durante a visita dos Caps.

Ademais, a jovem Laila Anderson, uma espécie de mascote da campanha dos Blues, também participou do momento solene, cujas homenagens incluíram a banda da Marinha tocando a canção “Gloria”. 

Foto: NHL.com/Reprodução

Tags: