Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpvq domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the magplus-pro-addons domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio redux-framework foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6121
A venda dos Yotes - NHeLas
LOADING

Type to search

A venda dos Yotes

10 for 10

A venda dos Yotes

Share
Capa 10 for 10 - Venda dos Yotes

O ano de 2019 foi bem movimentado para o Arizona Coyotes, desde a compra da equipe pelo primeiro proprietário hispânico da NHL, Alex Meruelo a trades como a do jogador Taylor Hall e Phill Kessel. O time do Arizona tem dado duro para conseguir voltar aos trilhos e participar da corrida para a tão sonhada Stanley Cup. No entanto essa não foi a primeira vez que o time precisou fazer grandes mudanças para se reerguer. Eles ainda não imaginavam, mas em 2008 a equipe começou a passar por problemas financeiros chegando inclusive a declarar falência e precisando que a NHL interferisse no curso do time. Infelizmente as coisas não se resolveram de maneira rápida. Da falência a venda e, posteriormente, mudança no nome, o time teve alguns anos conturbados até a conclusão da venda em 2013.

Como tudo começou

Tudo começou com boatos. O até então Phoenix Coyotes se viu nos holofotes quando os boatos de que o time estava com problemas financeiros começaram a surgir ainda em dezembro de 2008. A equipe, que ficava localizada em Glendale desde de 2003, estava com muitas dívidas e não tinha como arcar com elas. Com isso, a NHL precisou assumir esses débitos, fazendo com que o comissário da Liga, Gary Bettman, e o vice-presidente, Bill Daly, assumissem as rédeas e minimizassem os boatos. Entretanto o que ninguém sabia é que Jerry Moyes, o até então proprietário da equipe, já havia passado o controle operacional para a Liga. 

Bettman e Daly - A Venda dos Yotes
Foto: Reprodução / thehockeynews.com 

Em maio de 2009 Moyes se viu obrigado a declarar falência e tentar vender o time. Sua intenção era vender para Jim Balsillie, um bilionário canadense que queria realocar a equipe para Hamilton, Ontario. Entretanto a venda foi barrada pela NHL e então se iniciou o processo para determinar o destino dos Coyotes através do tribunal de falência em Phoenix. Foi somente em setembro que essa briga chegou ao fim. Com a única contra oferta sendo da NHL, o juiz do caso determinou que a venda ia contra as regras da Liga. Assim se iniciaram os quatros anos em que a NHL seguiria como dona dos Coyotes. 

Logo após a NHL comprar a equipe eles começaram a procurar potenciais novo compradores. Para isso fizeram um acordo com a cidade de Glendale no Arizona para que então começassem a trabalhar com dois potenciais novos donos, os Reinsdorf e Ice Edge. Apesar de Reinsdorf ter tido aprovação da cidade para a aquisição e Ice Edge ter assinado um termo de intenção de compra, ambos desistiram e a NHL voltou à estaca zero. Em seguida a Liga decidiu mudar a equipe de volta para Winnipeg, seu local de origem. No entanto a cidade de Glendale concordou em financiar as perdas dando mais tempo para a NHL achar um novo comprador.

Mais tempo e mais confusão depois, algumas empresas se interessaram na compra do time mas algo sempre acontecia e a venda dava errado. Enquanto isso a cidade continuava a lutar para que os Coyotes permanecessem ali, de certa forma dando mais tempo para a NHL encontrar um comprador. 

Finalmente a venda

Em agosto de 2011 um grupo liderado pelo ex-CEO do San Jose Sharks, Greg Jamison mostrou interesse em comprar o time e mantê-lo no Arizona. No entanto outro grupo também mostrou interesse e a cidade começou as negociações. Após não chegarem em nenhuma resolução, em maio de 2012 a NHL assinou um acordo provisório com Jamison e esperava que enfim pudesse pôr um fim nas buscas por um comprador. Entretanto surgiram obstáculos também conhecidos como burocracias. O desenrolar dessas burocracias duraram meses e no dia 31 de janeiro de 2013 a NHL se viu novamente iniciando a busca por um comprador. 

O que eles não sabiam é que esta busca estava chegando ao seu tão sonhado fim. Em maio de 2013 um novo grupo foi formado para comprar os Coyotes. Desta vez a Renaissance Sports & Entertainment (RS&E) mostrou interesse em comprar o time por 225 milhões de dólares e um acordo que exigia manter a cidade de Glendale o lar dos Coyotes. A Liga, que já estava cansada dessa luta, declarou então que caso a venda não fosse concluída os Coyotes diriam adeus ao Arizona e chamariam Seattle de lar. 

Prefeito de Glandale - A Venda dos Yotes
Foto: Reprodução / glendalestar.com

Desta vez o fim da busca estava próximo. Em julho o Conselho da cidade votou por 4-3 e decidiu aceitar o acordo da RS&E para a venda do time. Com isso a cidade garantiu a equipe por no mínimo 5 anos e uma concessão máxima para mais de 15 anos, além da mudança do nome da equipe de Phoenix Coyotes para Arizona Coyotes. Em agosto de 2013 a NHL enfim aprovou a venda da equipe para a RS&E e assim chegou ao fim a busca pelo dono ideal.

Tags:

1 Comment

pten