Matheson suspenso por arremessar Pettersson na parede

Share

Matheson foi suspenso de dois jogos, por ações cometidas no jogo entre Panthers e Canucks. O defensor foi penalizado pela interferência feita contra o atacante dos Canucks, Elias Pettersson. O novato foi empurrado bruscamente para as bordas e “caiu” no gelo, sem conseguir reagir. 10 segundos após o ataque Matheson estava fora do gelo e Pattersson chegou ao vestiário com a ajuda de técnicos.

O acontecido foi sábado (13) durante o 64º jogo da NHL no BB&T Center na Florida. Mas a suspenção foi anunciada apenas na segunda-feira (15) pelo departamento de segurança dos jogadores da NHL.

Confira o vídeo do hit aqui.

O incidente ocorreu no último período de jogo, aos 4:47 do terceiro período. Além da suspensão em dois jogos, Matheson vai doar mais de 50 mil dólares para o Fundo de Assistência de Emergência dos Jogadores. O treinador de Vancouver, Travis Green, disse que foi uma jogada suja e que a liga tenta proteger os jogadores novos e bons.

Apesar do ocorrido, os Canucks saíram vitoriosos da casa dos Panthers, vencendo por 3 a 2. Esse é a segunda derrota consecutiva dos Panthers depois de liderarem o placar. Flórida saiu na frente, com um gol do Huberdeau aos 12:31 do segundo período. E justamente Pettersson, virou o placar pouco mais de dois minutos depois em um power play. Com esse gol, ele ampliou sua sequência de pontos para cinco partidas no início da carreira, empatando o recorde de Don Tannahill (1972-73).

A punição aplicada a Matheson gerou polêmica. A questão principal é se o hit teria resultado em suspensão se não se tratasse de um jogador importante para os Canucks, e se ele não houvesse se machucado após o ocorrido. Como o Departamento de Segurança do Jogador (DoPS) explicou, muitos fatores implicaram decisão. Mas não se pode negar que hits desse tipo não são tão “incomuns” assim no hockey.

Ao que parece, o DoPS e a Liga estão pegando cada vez mais “pesado” com jogadas dessa natureza. Está cada vez mais raro olhar para uma suspensão e discordar completamente da decisão. Essa nova postura deve ter um impacto cada vez mais positivo para o jogo e a NHL.

 

Foto: Reprodução/NHL.com