Amparo No Limits vence Campeonato Brasileiro de Hockey Inline Feminino 2019

Troféu do Campeonato Brasileiro de Hockey Inline Feminino 2019, levantando pelo Amparo Limits. Foto: Julia Guedes

Share

No sábado (24) e domingo (25) aconteceu o Campeonato Brasileiro de Hockey Inline Feminino no ginásio da AABB em São Paulo. Ao todo, sete equipes de São Paulo, Minas e Pará competiram no final de semana.

A grande vencedora foi a equipe Amparo No Limits, da cidade de Amparo, no interior de São Paulo. Além do primeiro lugar, a jogadora do Amparo, Lea Villagra, recebeu os prêmios de MVP do campeonato, artilheira e assistente.

As donas da casa, equipe da AABB-SP, eram as favoritas para levantar o troféu. No entanto, acabaram ficando com a segunda colocação ao perder a final para a equipe de Amparo. Já o terceiro lugar ficou com a equipe mineira Eldorado Vipers, estreante no campeonato, com atletas jovens que chegaram com sede de vitória e muita vontade de aprender.

Hockey inline: uma família para suas atletas

O time do Eldorado Vipers é formado por meninas mais novas, como Ana Clara Camargo, 13 anos. A jovem atleta conta que sempre gostou de patinar, mas foi após ver o primo seguir para o hockey que ela se interessou pelo esporte. Acompanhada de sua mãe, Ana Clara começou a jogar pelos Vipers e encontrou no hockey uma segunda paixão que agora divide com o balé. “Eu sou bailarina também, [sua mãe] achou que eu não iria gostar. Mas as vezes com o hockey, a gente até desconta um pouco da raiva jogando.”

Outra jogadora do Vipers que se encontrou no esporte foi Karina Gonçalves, de 16 anos. Após perder o pai, a jogadora conta que ficou desnorteada, sempre se envolvendo em brigas. Sua tia lhe sugeriu conhecer o hockey, já que dois de seus primos já praticavam, e foi onde Karina aprendeu a controlar suas inseguranças. “Eu batia em todo mundo, xingava os técnicos, xingava todo mundo. Então tive que aprender a lidar com o povo e a sociedade.”

O hockey inline, além de trabalhar o sentimento de equipe com as jovens jogadoras, também se mostra um esporte familiar. Pais que descobriram o hockey por acaso e, hoje, assistem suas filhas seguirem os mesmos passos. É o caso de Aldemir Lopes, 53 anos, que saiu de Curitiba, no Paraná, para levar a filha Emanuela, de 17 anos, para participar do Campeonato ao lado da equipe do Amparo.

Aldemir conta que conheceu o esporte no ginásio do Clube 3 Marias, em Curitiba. Ele levava os dois filhos para aprender a patinar e resolveu praticar também, tornando o hockey inline uma paixão familiar. Seu filho Gabriel, irmão de Emanuela, é goleiro pelo 3 Marias. “Atrás deles vieram os primos, meu sobrinho e minha sobrinha, então era assim é a família toda ‘pra’ jogar hockey praticamente e estamos até hoje lá no Clube 3 Marias em Curitiba”, relata Aldemir sobre sua relação com o esporte.

Equipe do Pará estreia no Campeonato Brasileiro

Apesar de não ser o único time estreante, a grande novidade do campeonato foi o time Belém Búfalos. Quatro atletas, juntamente com seu treinador Mario Ferreira, saíram do norte do país para participar do Campeonato Brasileiro e conhecer outras jogadoras. Infelizmente, o time venceu apenas um jogo na competição, mas foi o suficiente para partirem ansiosas pelo ano seguinte.

Mario conta que neste ano começaram a se planejar apenas em março para viajarem para São Paulo. Com o curto tempo e a longa distância, não foi possível trazer todas as atletas, mas, para o próximo ano, desejam estar com o time completo. “A ideia é que a gente consiga vir com todas, então como a gente vai ter mais de um ano para se programar, acredito que dê certo”.  

Foto: Júlia Guedes