LOADING

Type to search

Canadá bate os Estados Unidos e conquista o ouro olímpico

Notícias

Canadá bate os Estados Unidos e conquista o ouro olímpico

Share
Seleção feminina canadense conquista o ouro olímpico.

A quinta-feira (17) começou já dando motivo para os fãs canadenses celebrarem.. Uma das maiores e mais famosas rivalidades do hockey e da modalidade feminina se enfrentaram em busca do ouro olímpico em Pequim, na China. Numa partida emocionante para os fãs, as seleções femininas do Canadá e dos Estados Unidos, conhecidas não somente pela rivalidade, mas por seus talentos, brilharam no gelo e deram um verdadeiro show. Confira os melhores momentos da partida aqui.

Logo no início do primeiro período a seleção canadense parecia ter aberto o placar com um gol de Natalie Spooner, porém após uma revisão o gol foi anulado devido um impedimento. Pouco depois veio o primeiro gol oficial, desta vez pelo stick de Sarah Nurse aos 7:50 do primeiro período.

Apenas alguns minutos depois a capitã Marie-Philip Poulin balançou a rede de novo conquistando o 2 a 0 para a seleção do Canadá. Com isso, Poulin se tornou a primeira e única jogadora de hockey (entre o feminino e o masculino) a marcar um gol em quatro jogos pela medalha de ouro olímpica. Curiosamente, a canadense participou de quatro jogos, ou seja, ela marcou em cada edição em que participou (2010, 2014, 2018 e 2022).

No segundo período, aumentando a vantagem do Canadá, Marie marcou novamente, conquistando o terceiro gol da partida. A equipe dos EUA até tentou dar a volta por cima. Com um gol de Hilary Knight, a seleção americana abriu o placar de seu lado e diminuiu a vantagem do adversário para 3 a 1. Por fim, pouco antes do final do terceiro período, a veterana Amanda Kessel marcou o segundo gol para a seleção estadunidense.

Apesar dos esforços da seleção dos Estados Unidos, esse era o ano da seleção canadense. Após continuar invicto nos seis jogos durante o campeonato, a seleção do Canadá conquistou a sua sétima vitória contra o seu maior rival. A quinta medalha de ouro olímpica, a primeira desde a derrota de 2018 contra os EUA em PyeongChang na Coreia do Sul. Ao todo foram 38 defesas da goleira Ann-Renée Desbiens somente na final. Quebrando mais um recorde, ao todo foram 57 gols marcados ao longo de todo o evento.

Além é claro dos diversos momentos marcados na história do esporte e das Olimpíadas. A center Brianne Jenner foi nomeada MVP do evento e terminou o evento com nove gols, empatando o recorde de maior número de gols de uma única jogadora na história das Olimpíadas. A jogadora Claire Thompson é a responsável pelo recorde de defensora com mais pontos nesta edição, ao todo foram três gols e 10 assistências.

Entrando para a história, a forward Sarah Nurse se tornou a primeira jogadora de hockey negra a conquistar uma medalha de ouro olímpica e a única a ter participado de uma Olimpíada. A jogadora liderou o evento com cinco gols, 13 assistências e 18 pontos, assim se tornando a primeira jogadora a conquistar 18 pontos na história das Olimpíadas. Recorde anterior que pertencia a Hayley Wickenheiser com 17 pontos.

A próxima edição das Olimpíadas de Inverno já tem data marcada para os dias 6 de fevereiro a 22 de fevereiro de 2026, o evento acontecerá em Milão e de Cortina d’Ampezzo, na Itália.

Foto: Reprodução / iihf.com