LOADING

Type to search

Caos na Trade Deadline da NHL

Notícias

Caos na Trade Deadline da NHL

Share
Gritty abraça Claude Giroux, agora ex-jogador do Philadelphia Flyers

O que é a trade deadline?

Trata-se da data limite para trocas de jogadores dentro de uma temporada. Depois da data pré-estabelecida, que o acordo coletivo da NHL estabelece que deve ser a 40 dias corridos do final da temporada regular, nenhum jogador poderá ser trocado até a intertemporada. Devido aos adiamentos de partidas em virtude da pandemia, a trade deadline desse ano ocorreu na última segunda-feira (21). Para saber mais sobre os anos anteriores, o NHeLas tem artigos sobre 2021, 2020 e 2018.

Aquele em que Gritty perde seu melhor amigo

Durante mais de uma década os cabelos e barba ruiva de Claude Giroux foram sinônimo do Philadelphia Flyers. Draftado em 2006, o canadense chegou à equipe principal em fevereiro de 2008 e tornou-se peça fixa do elenco de Broad Street na temporada seguinte. Giroux tornou-se capitão da equipe da Filadélfia em 2013, na primeira temporada após o lockout de 2012. Alguns dias antes da trade deadline deste ano ele foi mandado para o Florida Panthers, em um gesto comum oferecido a veteranos que estão no final de um contrato em uma equipe não competitiva, para ter uma chance de disputar a sonhada Stanley Cup. 

As trocas da Divisão Atlântica

Além de Giroux, cujo pacote de retorno para a Filadélfia incluiu Owen Tippett, os Panthers também adquiriram o defensor Ben Chariot do Montreal Canadiens, além de terem trocado Frank Vatrano para o New York Rangers e adquirido Robert Hagg do Buffalo Sabres. A equipe da Flórida está apostando muitas fichas nessa pós-temporada. O outro time floridiano e atuais bicampeões,Tampa Bay Lightning, adquiriram Brandon Hagel e algumas picks do Chicago Blackhawks em troca de Taylor Raddysh, Boris Katchouk e picks, além do veterano Riley Nash, que estava em Arizona. 

O Ottawa Senators, por sua vez, adquiriu Travis Hamonic de Vancouver e Mathieu Joseph de Tampa. Além disso, enviou Joshua Brown para Boston com uma pick em troca de Zach Senyshyn. Os Bruins também adquiriram o defensor Hampus Lindholm, do Anaheim Ducks, em troca de John Moore, Urho Vaakanainen e algumas picks. Ademais, o Montreal Canadiens enviou Artturi Lehkonen para o Colorado Avalanche em troca de Justin Barron e uma pick. Já o Toronto Maple Leafs adquiriu Mark Giordano e Colin Blackwell do Seattle Kraken, além de ter mandado o defensor Travis Dermott para Vancouver.

As trocas da Divisão Metropolitana

O Pittsburgh Penguins adquiriu o defensor Nathan Beaulieu do Winnipeg Jets, assim como o atacante Rickard Rakell, do Anaheim Ducks. Nesta última transação os jogadores Dominik Simon, Zach Aston-Reese (para a tristeza da autora que vos fala) e Calle Clang foram para a Califórnia. Além de trocar Giroux, os Flyers também enviaram Justin Braun para o New York Rangers. A equipe da Big Apple também adquiriu Andrew Copp, do Winnipeg Jets, e Tyler Motte, do Vancouver Canucks. O Washington Capitals também se movimentou, adquirindo seu ex-jogador Marcus Johansson, que estava no Seattle Kraken, e Johan Larsson de Arizona. Por fim, uma troca tripla com Columbus Blue Jackets e Florida Panthers resultou na ida de Max Domi para o Carolina Hurricanes

As trocas da Divisão Central

A primeira troca na semana que antecedeu a trade deadline foi a ida de Josh Manson, originalmente do Anaheim Ducks, para o Colorado Avalanche. A equipe de Denver também mandou Tyson Jost para o Minnesota Wild em troca de Nico Sturm, além de acrescentar Lekhonen ao seu elenco, vindo dos Habs, e Andrew Cogliano, do San Jose Sharks. O Wild, por sua vez, adquiriu Nicolas Deslauriers e Jacob Middleton dos Sharks, e Marc-André Fleury do Chicago Blackhawks. Além disso, o St. Louis Blues adquiriu Nick Leddy e Luke Witkowski, vindos de Detroit, em troca de Oskar Sundqvist, Jake Walman e uma pick. Por fim, o Winnipeg Jets adquiriu Mason Appleton, do Seattle Kraken e o Dallas Stars adquiriu Vladislav Namestnikov dos Red Wings.

As trocas da Divisão Pacífica

A primeira grande troca veio mais de um mês antes da trade deadline, quando o Calgary Flames adquiriu Tyler Toffoli do Montreal Canadiens. A equipe de Alberta posteriormente adquiriu Calle Järnkrok do Seattle Kraken e Ryan Carpenter, do Chicago Blackhawks. O LA Kings adquiriu o defensor Troy Stecher, do Detroit Red Wings, e o San Jose Sharks adquiriu o goleiro Kaapo Kähkönen do Minnesota Wild. Por fim, o Edmonton Oilers adquiriu Derrick Brassard dos Flyers e Brett Kulak dos Habs. 

A polêmica envolvendo a troca de Evgeni Dadonov

Uma das últimas transferências anunciadas foi a troca de Evgeni Dadonov para o Anaheim Ducks, vindo do Vegas Golden Knights por alguns contratos de Long Term Injury Reserve (LTIR). O maior objetivo da troca, do ponto de vista de Vegas, era se livrar de um salário alto para reativar jogadores que estavam no Injury Reserve e cujos rendimentos precisariam passar a contabilizar para o total do teto salarial. 

Entretanto, no início da noite de segunda-feira começaram a surgir informações sobre algo de errado na transação. Ocorre que, segundo apurado por diversos jornalistas, quando Dadonov foi trocado de Ottawa para Vegas em julho do ano passado, seu contrato assinado no ano anterior com a equipe canadense incluía uma cláusula de não-movimento modificada. Isto é, Dadonov tinha uma lista de 10 equipes para as quais não poderia ser trocado. De acordo com informações obtidas pelo The Athletic, Anaheim era uma delas. 

Assim, a troca não foi processada e está sendo investigada por oficiais da NHL. Há uma confusão acerca da responsabilidade pelo erro, já que a troca não poderia ter sido processada por violar a lista que estava estabelecida no contrato do atleta. Como a lista foi entregue aos Senators quando ele ainda era integrante da franquia, existe a possibilidade da equipe não ter encaminhado o documento para Vegas quando a troca entre as duas equipes ocorreu. 

Entretanto, por ser uma informação importante no contrato, além de se tratar de informação pública em sites como o Cap Friendly, restam dúvidas sobre quem recairia a responsabilidade pela situação, se foi omissão por parte dos Golden Knights, erro de Ottawa ao não encaminhar a lista ou se até mesmo o agente de Dadonov deveria ter fornecido ele mesmo a lista após a troca.

ATUALIZAÇÃO: De acordo com o pronunciamento abaixo, a NHL cancelou a troca entre as equipes de Vegas e Anaheim, transação essa que envolvia o jogador Evgeni Dadonov, sob a justificativa de que a lista de não-troca do atleta não foi respeitada pelos Golden Knights, o que invalida a movimentação.