LOADING

Type to search

NHL anuncia finalistas do NHL Awards 2020

Notícias

NHL anuncia finalistas do NHL Awards 2020

Share

Entre os dias 15 e 21 de julho, a NHL anunciou os finalistas para os prêmios do NHL Awards 2020. Foram divulgados os concorrentes finais às principais categorias da premiação, sendo estas o Calder Trophy, Ted Lindsay Award, Jack Adams Awards, Lady Byng Trophy, Masterton Trophy, Vezina Trophy, Norris Trophy e Hart Trophy.

A escolha dos finalistas é feita pelos membros da NHLPA (Calder e Ted Lindsay), Professional Hockey Writers Association (Lady Byng, Masterton, Norris, Selke e Hart), NHL Broadcasters’ Association (Jack Adams) e GMs da Liga (Vezina).

Os finalistas do Calder

A partir do voto dos integrantes da Associação de Jogadores (NHLPA), são finalistas do Calder Trophy Quinn Hughes, Cale Makar e Dominik Kubalik. O prêmio é destinado ao melhor rookie durante a temporada regular. 

Desde o instante em que chegou na NHL, Hughes se tornou peça importante no Vancouver Canucks. Até o momento da pausa da temporada 2019-20, o defensor foi o líder entre os rookies em assistências (45) e pontos (53), em 68 jogos. Nos Canucks, estabeleceu um recorde como o segundo calouro na história da equipe com a maior quantidade de pontos em power play e assistências em uma temporada. Por fim, Hughes seria o terceiro jogador de Vancouver a ganhar o prêmio – Elias Petterson foi o último a faturar o troféu como jogador da equipe.

Cale Makar também provou ser uma grande adição ao Colorado Avalanche desde a sua estreia na NHL, em 2019. Até a pausa da temporada, ele liderou os defensores novatos em gols (12) e power-play goals (4). Porém, entre todos os estreantes da NHL, o defensor acabou ficando atrás apenas de Hughes no quesito assistências (38), pontos (50) e pontos em power play (19). Makar, que, ao fim do ano passado estabeleceu um recorde no Avalanche como jogador com mais pontos em sua temporada de estreia pelo time, seria o sexto jogador da franquia a faturar o Calder. 

Dominik Kubalik, que joga pelo Chicago Blackhawks, também vem provando ter grande presença na equipe desde sua estreia na Liga. Ele liderou os rookies da NHL durante a temporada ’19-20 em gols (30), e é o terceiro com mais pontos: 46 em 68 jogos. Atualmente, ele é o quinto jogador na história da equipe de Chicago a marcar 30 gols em seu primeiro ano, e o primeiro desde Artemi Panarin, na temporada 2015-16. Kubalik seria o 10º jogador dos Hawks a faturar o prêmio.

Os finalistas do Ted Lindsay

Leon Draisaitl, Nathan Mackinnon e Artemi Panarin foram nomeados finalistas ao Ted Lindsay Award, destinado ao jogador com maior destaque durante temporada. 

Leon Draisaitl, vencedor do Art Ross Trophy, além de ser um dos melhores jogadores da NHL, também é uma das peças chaves no time atual do Edmonton Oilers. O jogador alemão liderou a Liga em pontos (110), assistências (67) e pontos em power-play (44) até o momento da pausa. Além disso, ele é o forward da Liga com o maior tempo no gelo por jogo (22:37). Draisaitl foi um dos principais responsáveis por levar os Oilers para as Qualificatórias da Stanley Cup, e seria o quarto jogador da equipe a faturar o prêmio (o primeiro desde de McDavid, na temporada 2017-18).

Mackinnon ocupou o 5º lugar da Liga durante a temporada regular com 93 pontos – destes, 35 gols e 58 assistências. Desde sua estreia na NHL, em 2013, o central se tornou uma grande presença no ataque do Colorado Avalanche. Na temporada 2019/20, pontuou em 53 de 69 jogos. Assim, ajudou o Avalanche a obter o segundo melhor record da Conferência Oeste (42-20-8) e, desta forma, se classificar pela terceira vez seguida aos playoffs. Ele seria o segundo jogador na história da franquia a ganhar o Ted Lindsay. Joe Sakic foi o primeiro a fazê-lo, em 2000-01. 

Além de movimentar as janelas de transferência da free agency, Artemi Panarin movimentou também as estatísticas da Liga quando chegou ao New York Rangers em 2019. Até a pausa, ele era o terceiro colocado em pontos (95) na temporada 2019-20, com 38 gols e 63 assistências em 69 jogos. Portanto, acabou tendo pelo menos 1 ponto em 54 partidas. Ele ajudou ativamente os Rangers a se classificarem para a pós-temporada, onde o time irá disputar o melhor-de-cinco contra os Hurricanes. Se ganhar o troféu, ele será, por fim, o quarto jogador da franquia de Nova York a conquistá-lo. 

Os finalistas do Jack Adams

Bruce Cassidy, John Tortorella e Alain Vigneault foram anunciados finalistas ao Jack Adams Award, que premia o técnico com maior destaque durante a temporada. 

Cassidy levou o Boston Bruins a conquistar a melhor campanha da Liga (44-14-12) e a liderá-la em pontos (100) até o momento da pausa. Desta forma, o time acabou vencendo o Presidents’ Trophy, por ser a equipe com o melhor desempenho na temporada regular 2019-20. Boston também faturou o Jenning Awards, pelo fato de serem a equipe que sofreu menos gols durante a temporada. Tudo isso resultado do grande trabalho feito por Cassidy, que já foi finalista ao prêmio em 2017-18. 

Já o técnico dos Blue Jackets, John Tortorella, guiou o time a um record de 33-22-15 ao longo da temporada. Assim, a equipe acabou por se classificar para as Qualificatórias da Stanley Cup. Além disso, o técnico conseguiu fazer com que o time superasse diversas lesões de jogadores-chave ao longo da temporada, incluindo Seth Jones, Zach Werenski, Cam Atkinson, Josh Anderson, fazendo com o time tivesse duas sequências de pontos na temporada, nas quais a equipe saiu com pelo menos 1 ponto de cada partida. Tortorella já ganhou o prêmio duas vezes e foi finalista outras cinco. 

Vigneault liderou o Philadelphia Flyers ao quarto melhor record na Conferência Leste (41-21-7) e à uma classificação aos playoffs em sua primeira temporada comandando a equipe. Os Flyers ocuparam o sétimo lugar em média de gols sofridos por jogo (2.77) nesta temporada, empatando com o Tampa Bay Lightning. Da mesma forma, ocupam também a sétima posição em gols marcados por jogo (3.29). Por fim, o time da Philadelphia teve quatro sequências de vitórias de, pelo menos, quatro jogos e venceu nove partidas seguidas de 18 de fevereiro a 7 de março. O técnico é finalista ao prêmio pela quinta vez, e o venceu na temporada 2006-07, como técnico dos Canucks. 

Finalistas ao Lady Byng Trophy

A partir do voto da Professional Hockey Writers Association, Auston Matthews, Nathan Mackinnon e Ryan O’Reilly são os finalistas do Lady Byng Award. O prêmio destinado, enfim, ao jogador que combina melhor espírito esportivo, boa conduta e habilidade. 

Matthews terminou em terceiro lugar na Liga em gols (47), somando 80 pontos em 70 jogos com os Leafs durante a temporada regular. Como resultado, o jogador é o segundo atacante de Toronto com o maior ice time (20:58). Além disso, teve também apenas quatro minor penalties, somando um total de 8 minutos na penalty box durante toda a temporada regular. É a primeira nomeação de Matthews ao prêmio, que seria o segundo jogador dos Leafs a vencer o prêmio. 

Nathan Mackinnon finalizou a temporada com 93 pontos e, portanto, é o forward do Avalanche com o maior ice time. Ele recebeu apenas cinco minor penalties durante toda a regular season, totalizando 12 minutos. Por fim, o canadense, que foi indicado também ao Ted Lindsay Award, é finalista ao prêmio pela primeira vez desde sua estreia na NHL. 

Já Ryan O’Rielly, do St. Louis Blues, marcou 61 pontos (destes, 12 gols e 49 assistência) ao longo da regular season. Ele foi o líder da Liga em vitórias em face-offs pela terceira temporada consecutiva (800) e também liderou os forwards dos Blues em ice time por jogo (20:34). Por fim, recebeu apenas 5 minor penalties ao longo de toda a temporada regular, totalizando, desta forma, dez minutos em 71 jogos. Por último, o jogador dos Blues já foi quatro vezes finalista do prêmio. 

Finalistas do Masterton Trophy

Stephen Johns, Oskar Lindblom and Bobby Ryan são os jogadores escolhidos pela Professional Hockey Writers Association como finalistas do Masterton Trophy. O prêmio é destinado ao jogador da NHL que mais apresentou espírito esportivo, perseverança e dedicação ao hockey. 

Johns fez sua reestreia no Dallas Stars em 18 de janeiro deste ano após um afastamento de 22 meses devido a dores de cabeça pós-traumáticas. Após o sintomas se desenvolverem durante o training camp antecedendo a temporada 2018-19, o defensor não disputou a última e os primeiros 47 jogos de 2019-20. Por fim, o jogador finalizou a temporada regular com 5 pontos (3 assistências, 2 gols) em 17 jogos com o Dallas. 

Promissor jogador do Philadelphia Flyers, Lindblom foi diagnosticado em 13 de dezembro de 2019 com Sarcoma de Ewing (tipo de câncer ósseo). Até o diagnóstico, ele tinha 18 pontos em 30 jogos, sendo um dos líderes em gols dos Flyers (11). Todavia, precisou se afastar para começar o tratamento contra a doença. Durante a quimioterapia, Lindblom ainda apoiou o time mesmo que longe do gelo, frequentando jogos e o vestiário. Diversos jogadores da NHL e times criaram uma corrente de apoio ao jogador em torno da Liga durante seu tratamento. Por fim, em 2 de julho, ele tocou um sino cerimonial no Abramson Cancer Center, na Philadelphia – gesto simbólico indicando que ele finalmente chegou ao fim do tratamento contra a doença. 

Ryan se afastou por três meses do Ottawa Senators, tirando uma licença prolongada para entrar no programa de assistência aos jogadores da NHL/NHLPA ao alegar problemas com o abuso de álcool. O jogador fez seu comeback na Liga 25 de fevereiro e, dois dias após, em uma partida emocionante, marcou um hat trick em seu primeiro jogo em casa desde o afastamento. Ele acabou jogando os últimos oito jogos dos Senators até a pausa devido à pandemia de COVID-19, marcando assim quatro gols e tendo em média 16:03 minutos de ice time por jogo. 

Os finalistas do Vezina Trophy 

Connor Hellebuyck, Tuukka Rask, Andrei Vasilevskiy são os três goleiros que estão na disputa final pelo Vezina Trophy. O prêmio é destinado anualmente ao goleiro que, em suma, mais se destacou na temporada.

É a quarta temporada em sequência que Hellebuyck disputa mais de 50 partidas pelo Winnipeg Jets. Ele lidera a Liga em shutouts, é o segundo goleiro com mais vitórias (31) e tem média de 2.57 goals-against average. Por fim, ocupa a sétima posição em save percentage (.922) entre os goleiros da Liga que jogaram pelo menos 20 partidas. Hellebuyck já foi finalista ao prêmio em 2017-18, e seria , portanto, o primeiro jogador na história da franquia a vencer o prêmio.

Rask finalizou a temporada regular com um record de 26-8-6 e foi peça importante na conquista do Jennings Trophy pelos Bruins. Prêmio este que é dado, em suma, ao time que menos sofreu gols. Ele lidera a Liga em goals-against average (2.12), e ocupa também a segunda posição em shutouts e em save percentage (.929). Rask já foi vencedor do prêmio na temporada 2013-14.

Já Vasilevskiy é o goleiro líder em vitórias na Liga pela terceira temporada consecutiva, tendo média 2,56 de GAA, e percentual de defesas equivalente a .917. Além disso, adquiriu três shutouts e ganhou 10 jogos em sequência durante a temporada regular. Vasilevskiy foi o vencedor do prêmio no ano passado, e é finalista deste pela terceira vez. Assim, ele poderia ser o segundo jogador da NHL a faturar o troféu duas vezes seguidas. 

Os finalistas do Norris Trophy

O Norris Trophy tem o intuito de premiar o defensor da NHL que mais se destacou durante a temporada. Neste ano, os finalistas ao prêmio são John Carlson, Victor Hedman e Roman Josi. 

Carlsson liderou os defensores em assistências (60) e pontos (75) durante a temporada. Ele adquiriu uma média de 1,09 pontos por jogo, tornando-se o primeiro defensor a obter mais de 1 ponto por partida desde a temporada 1993-94. Além disso, teve um total de 24:38 de ice time e é o segundo defensor na Liga com mais pontos em power play (26). Por fim, seria o segundo jogador a vencer o prêmio na história dos Capitals.

Finalista pela terceira vez ao Norris, Hedman terminou a temporada regular como o terceiro defensor com mais pontos (55) – acumulados em 66 jogos. O jogador do Tampa Bay somou 24:04 minutos de ice time, bloqueou 98 shots e teve 47 takeaways. Anteriormente, já havia sido finalista do prêmio na temporada 2017/18 e, seguidamente, acabou conquistando o troféu.

Jogador do Nashville Predators, Roman Josi acumulou 65 pontos durante a temporada regular – segundo maior número entre os defensores da Liga. Como resultado, ele também somou 25:47 de tempo no gelo por jogo. Assim, ocupou o terceiro lugar na estatística no overall da Liga. Além disso, teve 23 pontos em power play e bloqueou 108 tiros. Sendo esta sua primeiro indicação, Josi poderá ser o primeiro jogador dos Predators a faturar o troféu. 

Os finalistas do Selke Trophy

Patrice Bergeron, Sean Couturier e Ryan O’Reilly são os três jogadores escolhidos pela Professional Hockey Writers Association como finalistas ao Selke Trophy, que vai para o melhor atacante com características defensivas. 

Atualmente, Bergeron é o quarto colocado em porcentagem de vitórias em face-off na Liga (57,9%) e terceiro em vitórias de face-off na zona defensiva. Ele também ocupa a primeira posição entre forwards que mais bloquearam tiros a gol (46). Além disso, marcou 56 pontos e teve uma média de 18:44 minutos no gelo por jogo. Por fim, o jogador já foi finalista ao prêmio nove vezes e não o vence desde 2016-17.

Já Couturier, que joga pelo Philadelphia Flyers, é o líder de vitórias em face-off, com porcentagem de 59.6%. Ao mesmo tempo, também finalizou a temporada regular no terceiro lugar em porcentagem de vitórias em face-offs na zona defensiva (59.5%). Em suma, somou 59 pontos e é o líder dos Flyers em ice-time. É a segunda vez que Couturier se torna finalista do prêmio. 

Vencedor do prêmio no ano passado, O’Rielly finalizou a temporada 2019-20 como o jogador com maior porcentagem de vitórias em face-off (56,6%). Por fim, terminou a regular season com 61 pontos e média de 20:34 minutos de ice time. Simultaneamente, o jogador concorre também ao Lady Byng.

Os finalistas do Hart Trophy

Para o Hart Trophy, os finalistas deste ano são Artemi Panarin, Leon Draisaitl e Nathan Mackinnon. O troféu é destinado, enfim, ao jogador de maior importância para o seu time (MVP) na temporada regular. 

Desde sua chegada aos Rangers, Artemi Panarin tem sido peça essencial no desenvolvimento e ataque do time. Atualmente é o líder em pontos (95) e assistências do time, e o segundo com mais gols marcados (34). Assim como o jogador de New York, Draisaitl também se mostrou de extrema importância para o desenvolvimento dos Oilers no gelo. É um dos melhores reforços no ataque do time, sendo, por fim, líder em gols (43) e assistências (67) da equipe. Ambos os jogadores foram também indicados ao Ted Lindsay Award. 

Mackinnon, todavia, acabou liderando as indicações ao NHL Awards. Além da indicação ao Ted Lindsay, o jogador também é finalista ao Lady Byng Trophy e, claro, ao Hart. Do mesmo modo que os demais indicados, o canadense também é peça-chave no sucesso do Colorado Avalanche. É o líder da equipe em gols (35) e também em assistências (58).

Sobre o NHL Awards 2020 

A princípio, os jogadores recebem os prêmios durante o NHL Awards, evento que acontece todos os anos durante a intertemporada, em Las Vegas, e estava marcado para o dia 18 de junho neste ano. No entanto, a NHL comunicou ainda em março o adiamento da cerimônia, bem como de outros eventos da Liga, devido à pandemia. 

A NHL definiu que o Calder Trophy, Lady Byng, Norris e Selke Awards serão entregues aos vencedores durante as Finais de Conferência deste ano, assim como o Jack Adams Award e o Masterton Trophy, que serão entregues na mesma ocasião. Já em relação ao Ted Lindsay, Vezina Trophy e Hart Trophy, a Liga confirmou que estes serão entregue ou também durante as Finais de Conferência, ou antes da Final da Stanley Cup. 

Sobre os prêmios restantes, o Jim Gregory GM of the Year Award deve ser votado após o segundo round dos playoffs. Já o Mark Messier Leadership Award terá só o vencedor anunciado, provavelmente durante as Finais de Conferência.

Por fim, a NHL também confirmou que as Finais de Conferência e Final da Stanley Cup serão disputadas em Edmonton. Assim, a cidade deve ser a nova sede para a entrega dos prêmios.

Foto: Reprodução/NHL.com

Tags:

1 Comment