LOADING

Type to search

1.000 partidas para Sidney Crosby na NHL

Notícias

1.000 partidas para Sidney Crosby na NHL

Share
O milésimo jogo de Sidney Crosby na NHL

Na noite de sábado (20), o capitão do Pittsburgh Penguins, Sidney Crosby, fez sua milésima partida na NHL. O canadense chega a essa marca quase dezesseis anos após ter sido draftado pela equipe da Pensilvânia, em 2005.

Antes do puck cair no gelo, Crosby recebeu uma homenagem da organização e de seus companheiros de time, na forma de um quadro e um stick comemorativos.

Desde sua estreia pela equipe, em 2005, Crosby se afirmou como um dos grandes jogadores da história do hockey. Não bastasse seus números, afinal ele soma 468 gols e 810 assistências, resultando em 1.278 pontos, todos com a camisa de Pittsburgh. Além disso, o center tem uma prateleira cheia de troféus, tanto individuais quanto pelas equipes que representou.

Dentre as honrarias conquistadas por “Sid the Kid”, estão o Hart Memorial Trophy de MVP da NHL em 2006-07 e 2013-14; o Ted Lindsay Award em 2006-07, 2012-13 e 2013-14; o Maurice Richard Trophy em 2009-10 e 2016-17; o Art Ross Trophy em 2006-07 e 2013-14; e o Mark Messier NHL Leadership Award em 2009-10. Da lista de principais troféus aos quais já concorreu, Crosby nunca conquistou apenas o Calder Memorial Trophy, que perdeu para Alex Ovechkin depois da temporada de estreia de ambos na Liga. 

Coletivamente, o canadense também obteve sucesso nas competições disputadas. Ele conquistou três Stanley Cups com seus Penguins, em 2008-09, 2015-16 e 2016-17. Nas duas últimas vitórias, também recebeu o Conn Smythe, tendo sido coroado como o MVP da equipe nos playoffs.

Ademais, pelo Canadá ele foi campeão de absolutamente todas as competições que já disputou, tendo sido inclusive o primeiro a entrar para o Triple Gold Club enquanto capitão de todas as equipes com as quais foi vitorioso. Isso significa que ele venceu a Stanley Cup, as Olimpíadas e o Mundial de Hockey da IIHF com o “C” em sua jersey

Não é exagero afirmar categoricamente que Crosby já entalhou seu lugar no Monte Olimpo do hockey como um dos melhores que já jogaram a modalidade. Mas seu caminho para o sucesso não foi livre de percalços e espinhos.

Entre 2010 e 2012 ele sofreu com lesões resultantes de hits na sua cabeça, e especulou-se que talvez a carreira do wunderkind da Nova Escócia acabaria de forma precoce. Anos depois, ele também teve que perder partidas por conta de concussões. Entretanto, como uma fênix, ele se recuperou e voltou a jogar em alto nível.

Além de sua atuação no gelo, o trabalho filantrópico de Crosby foi muito importante para o crescimento e desenvolvimento do esporte. O projeto Little Penguins Learn to Play, idealizado pelo jogador e fundado em 2008, já ajudou mais de 13.000 crianças a se interessarem pelo hockey.

Ele também contribuiu para que mais garotas passassem a jogar o esporte, através do Little Penguins. Crosby também fez doações de equipamento para jovens refugiados começarem a praticar hockey em sua província natal da Nova Escócia. 

Embora ele já esteja a caminho dos capítulos finais de sua carreira, Crosby ainda consegue nos surpreender, como nessa demonstração de coordenação motora do canadense contra Carter Hart do Philadelphia Flyers. Com aproximadamente 1,28 pontos por jogo, ele é ranqueado em terceiro dentre os jogadores com 1.000 partidas ou mais, atrás de apenas Wayne Gretzky e Marcel Dionne.

Ainda que esteja próximo de fazer 34 anos e seus cabelos já estejam ficando grisalhos, “Sid the Kid” ainda tem lenha para queimar na NHL. E que sorte a nossa de poder assisti-lo fazer isso. 

Foto: Reprodução/CBC.ca

Tags: