LOADING

Type to search

A ascensão do Colorado Avalanche na temporada 2019/20

Análise Opinião Sem classificação

A ascensão do Colorado Avalanche na temporada 2019/20

Share
Colorado Avalanche

O Colorado Avalanche começou a temporada 2019/20 voando. Quebras de recordes, aproveitamento do time no gelo, uma equipe de grande qualidade. Todos foram feitos necessários para que, desta forma, a equipe de Denver tivesse um dos melhores inícios de temporada de toda a sua história na NHL. Por isso, o NHeLas resolveu contar um pouquinho do desempenho do time na Liga até o momento atual, e como isso tudo pode acabar levando Colorado diretamente aos playoffs. 

Melhor início de temporada

O Avalanche não iniciou a década da melhor forma que uma equipe deseja. Se excluirmos os playoffs de 2010, até o ano de 2017, o time classificou-se apenas mais uma vez para a pós temporada, em 2013/14. As 3 temporadas que se seguiram, no entanto, não foram de grande sucesso para a equipe, que chegou ao último lugar no ranking da Liga em 2016/17. 

Porém, desde a temporada 2017/18, o time só tem avançado, e após alguns anos voltou, por fim, a fazer parte da lista das equipes mais prováveis a irem aos playoffs e disputarem a final da Stanley Cup. E isso se dá, atualmente, pelo início extraordinário que o time teve nesta temporada. A equipe deu start na season 2019/20 com um streak de 5 vitórias consecutivas. Desta forma, se tornou um dos 5 times na Liga a ficarem invictos por 2 ou mais jogos. 

A série de vitórias seguidas foi quebrada na partida do time contra Pittsburgh, onde a equipe de Denver perdeu no OT. No entanto, o Avalanche acabou vencendo as duas partidas que se seguiram, e o streak terminou de fato apenas quando o time foi derrotado pelo St. Louis, no dia 21 de Outubro. Até o jogo contra os Blues, o time possuía 7 vitórias, e uma derrota em OT. 

Mesmo com a derrota, o Colorado Avalanche continuou a fazer um grande início de temporada, sendo esta a 3º melhor na história da equipe na Liga. Até o fim do mês de outubro, dos 12 jogos que disputou, o time perdeu 4 destes, adquirindo 18 pontos. Porém, ainda sim não foram o suficiente para abalar seu desempenho, já que seguiram permanecendo no 3º lugar do ranking geral da Liga. 

Breve decaída e recuperação do time

Se Outubro foi um mês de grande vitórias para o Avalanche, Novembro acabou por desestruturar um pouco o embalo da equipe. As coisas ficaram ainda mais difíceis com as baixas por lesões que o time sofreu, sendo Mikko Rantanen e Gabriel Landeskog duas delas. As duas derrotas que aconteceram nos últimos 2 jogos de Outubro, somadas às 3 adquiridas nos três primeiros jogos do time no mês, trouxeram desequilíbrio a equipe. Desta forma, no dia 7 de novembro, a equipe passou a ocupar a 12º posição no ranking geral da NHL, com apenas 20 pontos.

Porém, melhoraram gradualmente para Colorado. No dia 21 de Novembro, o time ocupava a 5ª posição no super sixteen da Liga. Apesar de ter decido para a 11ª posição ao fim de novembro, devido à escalada de alguns times na lista, Dezembro foi um mês produtivo para eles. Assim, Colorado voltou ao top 5 da Liga nos últimos dias do ano, passando a ocupar a 4ª posição no ranking geral com 50 pontos, encerrando 2019 com um recorde de 23-13-4.   

Jogadores destaque nesta temporada:

Apesar de ter um dos melhores elencos da Liga atualmente, o Avalanche possui jogadores que vem fazendo cada vez mais diferença a cada temporada. Nathan Mackinnon é um deles. Desde 2013, o center têm sido peça chave na equipe. Sendo um dos jogadores mais rápidos da Liga não demorou muito para que ele se tornasse essencial para o sucesso de Colorado. E nesta temporada não está sendo diferente. Até então, o canadense é o líder disparado do Avalanche em pontos, com 65 registrados. Ele também lidera o ranking do time em gols (26) e assistências. No ranking geral da Liga, ele ocupa, por fim, a terceira posição em maior número de pontos e é o 4º jogador com mais gols. 

Cale Makar é outro jogador a ser levado em consideração. Com as lesões de jogadores essenciais para a primeira linha da equipe, o Colorado Avalanche precisou fazer algumas mudanças necessárias para que o time seguisse pontuando. Makar foi a escolha certa. Desta maneira, junto com Mackinnon, acabou sendo um jogador de extrema importância para a ascensão de Colorado na Liga. No entanto, apesar de estar ainda em sua primeira temporada regular, o nativo de Calgary deu start em sua carreira quebrando recordes. Assim, se tornou o primeiro rookie de Colorado a marcar 18 gols em 18 jogos. Atualmente, o canadense é o 3º jogador da equipe de Denver a ter mais pontos registrados nessa temporada. Em relação a assistências, ele ocupa, por fim, a 2ª posição no ranking do time, somando 23. 

Juntando-se aos dois citados anteriormente, Mikko Rantanen também faz parte da lista de jogadores essenciais para o sucesso da equipe. Apesar da lesão, que o levou a ficar afastado do início da temporada, o finlandês foi e tem sido peça importante para a linha ofensiva do time e ascensão de Colorado na tabela. Atualmente, ele é o segundo jogador com mais gols no time (15) e o 3º com mais pontos registrados (31). Por fim, se formos levar em conta o desempenho de Rantanen nos playoffs da temporada passada, não existem dúvidas de que o jogador irá se destacar e levar o time à frente. 

Nazem Kadri também tem sido importante na equipe desde sua trade em julho de 2019. Com as diversas lesões que o Colorado Avalanche enfrentou no início da temporada, Kadri precisou ser um dos líderes do time no gelo. E continua sendo, pois é o segundo na equipe (empatado com Rantanen), atualmente, com mais saldo de gols (15) e o 5º com mais pontos (27). 

Chances nos playoffs

Atualmente, o Colorado Avalanche ocupa o 3º lugar na Conferência Oeste, com 54 pontos e 8º time da Liga com mais pontos. Se os playoffs acontecessem hoje, o time garantiria uma vaga ocupando, por fim,  o terceiro lugar na divisão. Mas até abril, ainda existem muitas partidas a serem disputadas, e outras coisas a serem levadas em consideração.

No entanto, o Avalanche possui um dos melhores elencos da NHL ultimamente. Destes que possuem talento de sobra para levar a equipe até a pós temporada. Jogadores que vem quebrando recordes, se mostrando cada vez melhores no gelo, e que conversam muito bem entre si. 

Um ponto positivo é que, apesar das estrelas do time serem essenciais no seu desenvolvimento, Colorado já provou que seus jogadores mais jovens dão conta do recado. E talvez essa seja a peça chave do time, ter uma equipe que se adapta muito bem ao que é necessário, sem contar com apenas um jogador para fazer o trabalho. 

Com o jogo que vem desempenhando atualmente, e se manter o ritmo, as chances de vermos o time de Denver disputando os playoffs são cada vez maiores. 

Foto: Reprodução/nhl.com

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

PortugueseEnglish
%d bloggers like this: