Gurianov marca quatro gols em virada histórica contra os Flames

Share

Denis Gurianov é um dos jogadores com menos tempo de gelo no Dallas Stars. Mas jogando apenas cerca de 8 minutos do segundo período, o right winger mostrou o seu valor para a equipe.

O time do Texas liderava a série por 3 jogos a 2 e dependia apenas de uma vitória para avançar para o segundo round. Porém, Dallas perdia por 3 a 0 para Calgary no primeiro período. Então, pelas mãos do jovem jogador russo, Dallas protagonizou um comeback que entrou para a história da NHL. 

Assim, Gurianov se tornou o segundo rookie na história da liga a marcar 4 gols em playoffs da Stanley Cup, o terceiro jogador na história dos Stars a marcar 5 pontos em uma pós-temporada e apenas o sexto novato a marcar mais de 5 pontos na corrida pela a Stanley Cup.

Gurianov marcou o seu primeiro gol na NHL em 10 de novembro de 2018, após ser chamado do Texas Stars para um jogo contra o Nashville Predators. Porém, no dia seguinte foi mandado de volta para a AHL. Na temporada 2019-20, Gurianov finalmente teve sua chance de jogar pelo Dallas Stars, fazendo desta sua temporada de rookie

Apesar de ser preterido por outras estrelas no time, o russo vem se mostrando uma peça fundamental na linha ofensiva dos Stars. Ao longo da temporada regular, Gurianov marcou um total de 29 pontos, sendo desses, 20 gols. O jogador de 23 anos ainda está se adaptando ao ritmo da NHL e, muitas vezes, mostrou-se inseguro no gelo, perdendo jogadas importantes para a equipe.

Entretanto, isso parece estar mudando com a aproximação do final da sua temporada de estreia. Nessa pós-temporada, Denis Gurianov marcou ao todo 7 pontos em 9 jogos, apesar de ter uma média de apenas 13 minutos por jogo no gelo. Porém, foi no Jogo 6 contra o Calgary Flames que o rookie finalmente mostrou seu valor para a equipe de Dallas.

O maior comeback em uma pós-temporada

Em sete minutos de jogo, o Calgary Flames abriu uma vantagem de 3 gols com Mangiapane, Gaudreau e Andersson. Nas redes sociais o time canadense já contava a vitória, buscando forçar um Jogo 7 na série. Porém, as jovens estrelas em ascensão dos Stars tinham outra ideia em mente.

A virada começou ainda no primeiro período, com um gol de Miro Heiskanen em um power play. O defensor, que vem se mostrando uma figura de peso na linha defensiva dos Stars, recebeu o puck de Perry e diminuiu a diferença no placar. O período terminou ainda com vantagem dos Flames por 3 a 1.

Entretanto, o segundo período foi a chance de Gurianov brilhar e fechar, não apenas o jogo, como também a série. Com menos de um minuto, o russo recebeu o passe de Heiskanen para fazer o segundo gol dos Stars. E, aparentemente, aprendeu o caminho e não parou mais. Dois minutos depois, o próprio Gurianov empatou o jogo. 

Então, após mais dois minutos, Gurianov deu uma assistência para Faksa virar o jogo no power play, deixando os Stars pela primeira vez à frente no placar por 4 a 3. O quinto gol veio das mãos de Pavelski, em uma jogada com Heiskanen que deixou o goleiro do Flames sem entender para onde tinha ido o puck. No caso, para dentro da rede. Porém, Gurianov resolveu que 5 a 3 ainda era pouco, e fez o seu primeiro Hat Trick em uma pós temporada aos 15 minutos do segundo período. 

No terceiro, os jogadores dos Flames pareciam conformados com o resultado. Já Matthew Tkachuk, fora do jogo por conta de uma concussão, passava nervoso na arquibancada. Então aos 9 minutos do último período, Gurianov resolveu que um hat trick era pouco, e marcou seu quarto gol no jogo, fechando assim o placar em 7 a 3 para os Stars. 

Próximo round

O Dallas enfrenta agora o Colorado Avalanche na série que começa neste sábado (22), um adversário que passou pelo processo de renovação da equipe há dois anos e vem mostrando resultado. O time do Texas, por outro lado, começa apenas agora a despontar com novos e inexperientes jogadores. Sem dúvida, será uma serie interessante de se acompanhar, com jovens talentos e novas estrelas surgindo na NHL. 

Foto: Reprodução journaldemontreal.com