LOADING

Type to search

Guia da Free Agency da NHL de 2021

Notícias

Guia da Free Agency da NHL de 2021

Share
A saída de Dougie Hamilton dos Hurricanes foi um destaque da NHL Free Agency de 2021

[Atualizado em 10/10/2021 às 19h, horário de Brasília]

A NHL tem, nesta offseason de 2021, uma das janelas de free agency mais movimentadas da sua história. Tivemos trocas bombásticas, extensões gigantes e, é claro, muita novela. 

Troca-troca

A leva de blockbusters desta intertemporada teve um aperitivo alguns dias antes do draft, com a chegada de Ryan Ellis na Filadélfia (troca tripla com Vegas: Philippe Myers e Cody Glass foram para Nashville e Nolan Patrick para Vegas). Entretanto, o defensor não foi o único a ser movido para os Flyers, já que a equipe também adquiriu Rasmus Ristolainen de Buffalo (por Robert Hagg e uma escolha de primeiro round neste ano e outra de segundo round em 2023). Os Sabres, por sua vez, também trocaram Sam Reinhart para o Florida Panthers (por Devon Levi e uma escolha de primeiro round condicional em 2022).

Também tivemos trocas esquisitas, como a do goleiro indicado ao Calder Trophy deste ano, Alex Nedeljkovic para Detroit (pelos direitos de Jonathan Bernier, unrestricted free agent, e uma escolha de terceiro round para os Hurricanes). Carolina também adquiriu o defensor Ethan Bear de Edmonton por Warren Foegele, já que a equipe canadense investiu em defensores experientes para a temporada, o que deixaria Bear sem espaço no seu plantel. Por fim, temos a troca de Marc-André Fleury para o Chicago Blackhawks, por Mikael Hakkarainen, em um clássico caso de cap dump (uma desova contratual, no bom e velho português) 

Outra troca considerável envolvendo defensores foi a que levou Oliver Ekman-Larsson (com 12% de seu salário retido) e Conor Garland do Arizona Coyotes para o Vancouver Canucks por Antoine Roussel, Jay Beagle, Louie Eriksson, uma escolha de primeiro round este ano, uma de segundo round em 2022 e outra de sétimo round em 2023. As demais transações relevantes no período foram:

  • Viktor Arvidsson (NSH) por uma escolha de segundo round esse ano e uma escolha de terceiro round em 2023 (LAK)
  • Duncan Keith e Tim Söderlund (CHI) por Caleb Jones e uma escolha condicional de terceiro round em 2022 (EDM)
  • Ryan Graves (COL) por Mikhael Maltsev e uma escolha de segundo round deste ano (NJD)
  • Nick Leddy (NYI) por Richard Pánik e uma escolha de segundo round deste ano (DET)
  • Jason Dickinson (DAL) por uma escolha de terceiro round neste ano (VAN)
  • Barclay Goodrow (TBL) por uma escolha de sétimo round (NYR)
  • Shayne Gostisbehere, uma escolha de segundo round e uma escolha de sétimo round em 2022 (PHI) por considerações futuras (ARI)
  • Pavel Buchnevich (NYR) por Samuel Blais e uma escolha de segundo round em 2022 (STL)
  • Jake Bean (CAR) por uma escolha de segundo round neste ano (CBJ)
  • Jakub Voracek (PHI) por Cam Atkinson (CBJ)
  • Nate Schmidt (VAN) por uma escolha de terceiro round em 2022 (WPG)
  • Tyler Johnson e uma escolha de segundo round em 2023 (TBL) pelo contrato de Brent Seabrook (CHI)
  • Nikita Zadorov (CHI) por uma escolha de terceiro round em 2022 (CGY)
  • Nick Holden e uma escolha de terceiro round em 2022 (VGK) por Evgeni Dadonov (OTT)
  • Will Butcher e uma escolha de quinto round em 2022 (NJD) por considerações futuras (BUF)
  • Vitek Vanecek (SEA) por uma escolha de segundo round em 2023 (WSH)
  • Darcy Kuemper (ARI) por Conor Timmins, uma escolha de primeiro round em 2022 e uma escolha de terceiro round condicional em 2024.
  • Ryan Reaves (VGK) por uma escolha de terceiro round em 2022 (NYR)
  • Mitchell Stephens (TBL) por uma escolha de sexto round em 2022 (DET)
  • Olli Juolevi (VAN) por Noah Juulsen e Juho Lammikko (FLA)

Por fim, tivemos a troca e o salário que determinaram o mercado para defensores nessa offseason. O Chicago Blackhawks adquiriu do Columbus Blue Jackets o americano Seth Jones, uma escolha de primeiro round deste ano e uma escolha de segundo round no ano que vem por Adam Boqvist, uma escolha de primeiro e segundo round neste ano e uma escolha condicional de primeiro round no ano que vem. Jones então assinou uma extensão contratual de oito anos com os Hawks, avaliados em 9,5 milhões anuais a partir de 2022/2023 com uma cláusula de não-movimento em todos eles. 

Papel na caneta: os salários assinados em 2021

Com um cap congelado devido às repercussões financeiras da pandemia do COVID-19, vimos poucos contratos que utilizaram a duração máxima permitida. Vem com a gente conferir como cada time da NHL contratou nessa free agency de 2021:

Anaheim Ducks

O capitão Ryan Getzlaf continua na equipe, com uma extensão de um ano, avaliada em 4,5 milhões. Além disso, a equipe assinou com os defensores Brogan Rafferty e Andrej Sustr por contratos iguais de um ano e 750 mil dólares, e com o goleiro Brian Elliot por um ano e 900 mil dólares.

Arizona Coyotes

A equipe do deserto fechou com o goleiro Carter Hutton por 750 mil dólares por um ano, além dos atacantes Dmitrij Jaskin (1×3.2 milhões), Ryan Dzingel (1×1.1 milhão) e Liam O’Brien (1×750 mil).

Boston Bruins

O time assinou com os goleiros Linus Ullmark (4×5 milhões) e Troy Grosenick (1×750 mil), os defensores Derek Forbort (3×3 milhões) e Tyler Lewington (1×750 mil) e os atacantes Tomas Nosek (2×1.75 milhão), Erik Haula (2×2.375 milhões), Nick Foligno (2×3.8 milhões) e Steven Fogarty(1×750 mil).

Buffalo Sabres

A equipe assinou com o goleiro Craig Anderson (1×750 mil), os defensores Brandon Davidson (1×750 mil), Mark Pysyk (1×900 mil) e Jimmy Schuldt (1×750 mil), e os atacantes Vinnie Hinostroza (1×1.05 milhão), Sean Malone (1×750 mil) e John Hayden (1×750 mil).

Calgary Flames

O atacante Blake Coleman assinou um contrato de seis anos por 4,9 milhões anuais, a maior contratação da equipe canadense. Além dele, os defensores Nick DeSimone (1×750 mil), Kevin Gravel (1×750 mil) e Andy Welinski (1×750 mil). Os Flames também assinaram com o goleiro Adam Werner (1×750 mil) e com o atacante Trevor Lewis (1×800 mil). Mais recentemente, Dillon Dubé também teve seu contrato estendido (3×2,3 milhões). A equipe de Alberta também fechou contratos com Michael Stone (1×750 mil), Erik Gudbranson (1×1,950 milhão), Connor Mackey (2x, 912 mil) e Brad Richardson (1×800 mil).

Carolina Hurricanes

A equipe fez movimentações relevantes na free agency. O atacante Jordan Martinook estendeu seu contrato com os Canes por mais três anos, com um salário de 5,4 milhões anuais. O time também assinou com o goleiro Frederik Andersen por dois anos e 4,5 milhões anuais. Outras contratações foram o atacante Josh Leivo (1×750 mil), os defensores Ian Cole (1×2,9 milhões) e Brendan Smith (1×800 mil) e o goleiro Antti Raanta (2×2 milhões). Por fim, a equipe também gerou polêmica ao assinar com Tony DeAngelo (1×1 milhão), defensor que teve seu contrato terminado via buyout com o New York Rangers devido a, entre outros motivos, o comportamento do atleta.

Chicago Blackhawks

Além de Jones, a equipe também assinou com o defensor Jake McCabe (4×4 milhões) e com o atacante Jujhar Khaira (2×975 mil). Os Hawks também renovaram com o defensor Connor Murphy (4×4,4 milhões).

Colorado Avalanche

A possível saída do capitão Gabriel Landeskog causou frenesi no período pré free agency na NHL. Afinal, ele e os Avs não chegaram a um acordo antes do prazo que permitiria que ele assinasse um acordo de oito anos. Mesmo assim, Landeskog permanece em Denver com um salário de sete milhões anuais por mais sete anos. O outro grande contrato da equipe foi a extensão do superstar Cale Makar, defensor que está saindo de seu contrato de entrada na Liga. Makar assinou por seis anos, com um salário anual de nove milhões de dólares, o maior cap hit da equipe. Por fim, a equipe também assinou com o atacante Darren Helm (1×1 milhão).

Columbus Blue Jackets

A equipe de Ohio também assinou um contrato substancial com seu agora principal defensor. Zach Werenski receberá 9,58 milhões anuais por seis anos. Os demais defensores que assinaram com os Jackets foram Gavin Bayreuther (2×750 mil) e Jake Bean (3×2.33 milhões). Além disso, os atacantes Boone Jenner (4×3,75 milhões), Eric Robinson (2×2.3 milhões), Sean Kuraly (4×2.5 milhões), Tyler Sikura (1×750 mil) e Alexandre Texier (2×1.525) também assinaram contratos com o clube. O goleiro Elvis Merzlikins também assinou uma extensão contratual (5×5,4 milhões).

Dallas Stars

Depois do buyout realizado por Minnesota e Vancouver, o defensor Ryan Suter (4×3.65 milhões) e o goleiro Braden Holtby (1×2 milhões) encontraram nova morada no Texas. Além deles, o defensor Jani Hakanpaa (3×1,5 milhão) e os atacantes Luke Glendening (2×1.5 milhão) e Michael Raffl (1×1.1 milhão) também assinaram com Dallas.

Detroit Red Wings

A equipe de Michigan assinou com os atacantes Sam Gagner (1×850 mil) e Pius Suter (2×3.25 milhões), além dos defensores Ryan Murphy (1×800 mil) e Jordan Oesterle (2×1.35 milhão) e do goleiro Calvin Pickard (1×800 mil).

Edmonton Oilers

Um dos clubes que foi mais agressivo na janela de free agency, Edmonton renovou com Tyson Barrie (3×4.5 milhões) e adquiriu o defensor Cody Ceci (4×3.25 milhões). Além disso, assinou com os atacantes Zach Hyman (7×5.5 milhões) e Derek Ryan (2×1.25 milhão). 

Florida Panthers

A equipe estendeu o compromisso com sua aquisição de trade deadline, o defensor Brandon Montour (3×3.5 milhões). Além disso, também assinou com os atacantes Max Mamim (1×975 mil) e Juho Lamikko (1×750 mil) e estendeu o contrato do atacante Carter Verhaeghe (3×4.166 a partir de 2022/2023). Por fim, a equipe também assinou com o goleiro Christopher Gibson (1x 750 mil). Por fim, mais recentemente o veteraníssimo Joe Thornton assinou com a equipe de Sunrise (1×750 mil) e com o recém adquirido Sam Reinhart (3×6,5 milhões). Recentemente a equipe também renovou com o seu capitão Alexander Barkov (8×10 milhões).

Los Angeles Kings

A maior contratação na free agency realizada por LA foi, sem dúvidas, o atacante Philip Danault (6×5.5 milhões). A equipe também assinou com o defensor Alex Edler (1×3.5 milhões) e o goleiro Garrett Sparks (1×750 mil). Os Kings também estenderam o contrato do atacante Andreas Athanasiou (1×2.7 milhões).

Minnesota Wild

A free agency do Wild foi especialmente movimentada na defesa, com Alex Goligoski (1×5 milhões), Joe Hicketts (2×750 mil), Jon Lizotte (1×750 mil), Dmitry Kulikov (2×2.25 milhões) e Jon Merrill (1×850 mil). A equipe também assinou com os atacantes Frederick Gaudreau (2×1.2 milhão) e Dominic Turgeon (1×750 mil).

Montreal Canadiens

As duas maiores contratações dos Habs na free agency foram David Savard (4×3.5 milhões) e Mike Hoffman (3×4.5 milhões). Além disso, também fecharam contrato com os defensores Louie Belpedio (1×750 mil) e Chris Wideman (1×750 mil), e com os atacantes Cedric Paquette (1×950 mil), Jean-Sébastien Dea (1×750 mil) e Mathieu Perrault (1×950 mil).

Nashville Predators 

O maior contrato dos Preds na free agency foi a extensão de Mikael Granlund (4×5 milhões). Além disso, também assinaram com os atacantes Michael McCarron (2×750 mil), Anthony Richard (1×750 mil) e Matt Luff (1×750 mil). A equipe também assinou com o defensor Matt Tennyson (2×750 mil) e com o goleiro David Rittich (1×1.25 milhão).

New Jersey Devils

Aqui temos uma das grandes contratações dessa off-season, a do defensor mais cobiçado nessa free agency: Dougie Hamilton (7×9 milhões). Além de Hamilton, a equipe também contratou o goleiro Jonathan Bernier (2×4.125 milhões) e os atacantes Chase De Leo (1×750 mil), Brian Flynn (1×750 mil) e Janne Kuokkanen (2×1,825 milhão).

New York Islanders

O início da offseason foi calmo, com o anúncio de contrato apenas com Andy Greene (1×1 milhão). Entretanto, desde então a equipe anunciou renovações com nomes importantes, como Kyle Palmieri (4×5 milhões), Anthony Beauvillier (3×4,150 milhões), Casey Cizikas (6×2,5 milhões) e Ilya Sororkin (3×4 milhões). Peças coadjuvantes como Cole Bardreau (2×1,5 milhão), Otto Koivula (1×750 mil), Paul LaDue (1×750 mil), Dmytro Timashov (1×750 mil) e Andy Andreoff (1×750 mil) também foram anunciados. Além desses contratos já citados, NYI também anunciou a contratação de Zach Parise e o retorno de Zdeno Chara, mas os detalhes destes contratos ainda não foram anunciados.

New York Rangers

A maior contratação da equipe na free agency foi Barclay Goodrow (6×3.642 milhões). A equipe também assinou contratos com os defensores Patrick Nemeth (3×2.5 milhões) e Jarred Tinordi (2×900 mil), e com os atacantes Greg McKegg (1×750 mil), Dryden Hunt (2×765 mil) e Filip Chytil (2×2.3 milhões). Por fim, o goleiro Igor Shesterkin renovou com a equipe da Big Apple (4×5,666 milhões) e o center Mika Zibanejad (8×8,5 milhões) também.

Ottawa Senators

A equipe canadense fechou contratos com Michael del Zotto (2×2 milhões) e Andrew Agozzino (1×800 mil). Mais recentemente os Sens fecharam com Drake Batherson (6×4,975 milhões) e Logan Brown (1×750 mil).

Philadelphia Flyers

Os Flyers contrataram o goleiro Martin Jones (1×2 milhões), os defensores Keith Yandle (1×950 mil) e Adam Clendening (1×750 mil), além dos atacantes Nate Thompson (1×800 mil), Gerald Mayhew (1×800 mil), Nick Seeler (1×750 mil) e Ryan Fitzgerald (1×750 mil). Por fim, o jovem goleiro Carter Hart também assinou uma extensão contratual (3×3,979 milhões). Mesmo com mais um ano de contrato, o center Sean Couturier evitou o mercado no próximo ano e estendeu seu compromisso com os Flyers até a temporada 2029/2030 (8×7,750 milhões). A equipe da Pensilvânia também renovou com Joel Farabee (6×5 milhões) e contratou Derrick Brassard (1×825 mil).

Pittsburgh Penguins

A equipe da Pensilvânia assinou com os atacantes Evan Rodrigues (1×1 milhão), Brock McGinn (4×2.75 milhões), Dominik Simon (1×750 mil) e Danton Heinen (1×1.1 milhão), além do defensor Taylor Fedun (1×750 mil). Mais recentemente os Pens fecharam com o goleiro Louis Domingue (1×750 mil).

San Jose Sharks

Os Sharks fecharam com o goleiro James Reimer (2×2.25 milhões), o defensor Jaycob Megna (1×750 mil) e os atacantes Andrew Cogliano (1×1 milhão), Nick Bonino (2×2.05 milhões), Lane Pederson (2×750 mil) e Nick Merkeley (1×750 mil).

Seattle Kraken

O mais novo time da NHL investiu em peças importantes na sua primeira free agency, como o goleiro Philip Grubauer (6×5.9 milhões) e o atacante Jaden Schwartz (5×5.5 milhões). Além disso, também fecharam contrato com Alexander Wennberg (3×4.5 milhões), Marcus Johansson (1×1.5 milhão) e Ryan Donato (1×750 mil).

St. Louis Blues

O time de Missouri fez duas grandes contratações para o seu ataque, a extensão do recém chegado Pavel Buchnevich (4×5.8 milhões), bem como de Brandon Saad (5×4.5 milhões). Além disso, também contratou o defensor Calle Rosen (1×700 mil). Mais recentemente o canadense Tyler Bozak também renovou seu contrato (1×2 milhões).

Tampa Bay Lightning

Os atuais campeões são um destino muito cobiçado na free agency, e esta intertemporada não foi diferente. A equipe assinou com os defensores Zach Bogosian (3×850 mil) e Darren Raddysh (1×750 mil), os atacantes Gabriel Dumont (1×750 mil), Charles Hudon (1×750 mil), Pierre-Édouard Bellemare (2×1 milhão), Remi Elie (1×750 mil), Corey Perry (2×1 milhão) e Alex Barré-Boulet (3×758 mil), e os goleiros Brian Elliot (1×900 mil) e Maxim Lagace (1×750 mil). Além disso, a equipe renovou com seu superstar Brayden Point pelo máximo de oito anos, com um contrato avaliado em 9 milhões anuais.

Toronto Maple Leafs

A contratação mais importante feita por Toronto na off-season foi a do goleiro Petr Mrazek (3×3.8 milhões). Além disso, a equipe também contratou os atacantes Michael Bunting (2×950 mil), Kurtis Gabriel (1×750 mil) e David Kämpf (2×1.5 milhão) e os defensores Alex Biega (1×750 mil) e Carl Dahlstrom (1×750 mil).

Vancouver Canucks

Os canadenses foram muito ativos na free agency, com contratos importantes para Conor Garland (5×4.9 milhões), Brandon Sutter (1×1.125 milhão), Travis Hamonic (2×3 milhões) e Tucker Poolman (4×2.5 milhões). Além disso, contrataram o goleiro Jaroslav Halak (1×1.5 milhão), Os atacantes Nic Petan (2×750 mil), Justin Dowling (2×750 mil) e Sheldon Dries (1×750 mil), além dos defensores Luke Schenn (2×850 mil), Brad Hunt (1×800 mil), Brady Keeper (2×762 mil), Philip Di Giuseppe (1×750 mil), Devante Stephens (1×750 mil) e Kyle Burroughs (2×750 mil).

Vegas Golden Knights

A principal contratação de Vegas na offseason foi conseguir manter Alec Martinez no seu elenco (3×5.25 milhões). Além do defensor, a equipe também fechou contratos com o goleiro Laurent Brossoit (2×2.325 milhões), e os atacantes Sven Baertschi (1×750 mil), Gage Quinney (1×750 mil), Mattias Janmark (1×2 milhões) e Patrick Brown (1×750 mil).

Washington Capitals

A equipe renovou com o goleiro russo Ilya Samsonov (1×2 milhões) e com seu capitão e superstar Alex Ovechkin (5×9,5 milhões). Além disso, também assinou contratos com Michael Vecchione (1×750 mil), Hunter Shepard (2×1,5 milhão), Dylan McIltrath (2×1,5 milhão), Lucas Johansen (1×750 milhões) e Matt Irwin (1×750 mil).

Winnipeg Jets

A equipe assinou com nomes importantes para a profundidade do elenco, como Andrew Copp (1×3,64 milhões), Neal Pionk (4×5,875 milhões), Logan Stanley (2×900 mil), Riley Nash (750 mil), Eric Comrie (750 mil) e Paul Statsny (1×3,750 milhões).

Alguns Restricted Free Agents (RFAs) que ainda estão sem contrato (e que não possuem direito à arbitragem)

Nome do jogadorTimeSituação atual
Rasmus Dahlin (D)Buffalo Sabres Assinou um contrato de 3 anos com os Sabres, avaliado em 6 milhões anuais
Andrei Svechnikov (F)Carolina Hurricanes Assinou um contrato de 8 anos com os Canes, avaliado em 7,750 milhões anuais
Brady Tkachuk (F)Ottawa Senators
Henri Jokiharju (D)Buffalo Sabres Assinou um contrato de 3 anos com os Sabres, avaliado em 2,5 milhões anuais
Jesperi Kotkaniemi (F)Montreal Canadiens Assinou uma offer sheet do Carolina Hurricanes, para um contrato de um ano, avaliada em 6,1 milhões de doláres. Como Montreal não igualou a oferta, o jogador finlandês agora é oficialmente um dos Canes.
Kirill Kaprizov (F)*Minnesota Wild Assinou um contrato de 5 anos com o Wild, avaliado em 9 milhões anuais
Elias Petterson (F)Vancouver CanucksAssinou um contrato de 3 anos com os Canucks, avaliado em 7,35 milhões anuais.
Quinn Hughes (D)*Vancouver CanucksAssinou um contrato de 6 anos com os Canucks, avaliado em 7,85 milhões anuais.
Kailer Yamamoto (F)Edmonton OilersAssinou um contrato de um ano com os Oilers, avaliado em 1,175 milhão de dólares.
Robert Thomas (F)St. Louis Blues Assinou um contrato de 2 anos com os Knights, avaliado em 2,8 milhões anuais.
Nolan Patrick (F)Vegas Golden KnightsAssinou um contrato de 2 anos com os Knights, avaliado em 1,2 milhão por ano.

*não podem receber uma offer sheet de outra equipe 

Se você tiver interesse em saber mais como funcionam os contratos na NHL, confira aqui!

RFAs que têm direito à arbitragem

Nome do jogadorTimeData da audiênciaResultado
Zach Aston-ReesePittsburgh Penguins23 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 1×1,725 milhão.
Brandon CarloBoston BruinsAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 6×4,1 milhões
Ross ColtonTampa Bay Lightning16 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 2×1,125 milhão. 
Andrew CoppWinnipeg Jets26 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 1×3,640 milhões
Jason Dickinson Vancouver Canucks20 de agosto  Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 3×2,650 milhões
Vince DunnSeattle Kraken14 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 2×4 milhões
Adam ErneDetroit Red Wings21 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 2×2,1 milhões
Dante FabbroNashville Predators20 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 2×2,4 milhões
Kevin FialaMinnesota Wild17 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 1×5,1 milhões
Dennis GilbertColorado Avalanche21 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 750 mil
Adin HillSan Jose Sharks16 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 2×2,175 milhões
Michael McNivenMontreal Canadiens11 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 1×750 mil
Victor MeteOttawa Senators11 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 1×1,2 milhão
Adam PelechNew York Islanders11 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 8×5,75 milhões
Neal PionkWinnipeg Jets13 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 4×5,875 milhões
Zachary Sanford St. Louis Blues14 de agostoAcordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 1×2 milhões
Travis SanheimPhiladelphia Flyers26 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 2×4,675 milhões
Juuse SarosNashville Predators18 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 4×5 milhões
Jakub VranaDetroit Red Wings11 de agosto  Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 3×5,250 milhões
Nikita ZadorovCalgary Flames26 de agosto Acordo firmado antes da data da audiência, avaliado em 1×3,750 milhões

O que você achou das movimentações da free agency de 2021? Conta para a gente aí nos comentários!

Foto: Reprodução/allaboutthejersey.com

Tags: