LOADING

Type to search

Destaques do NHL Draft de 2021

Notícias

Destaques do NHL Draft de 2021

Share
Destaques do NHL Draft de 2021

Nas noites do dia 23 e 24 de julho aconteceu virtualmente o NHL Draft de 2021. 223 jogadores foram selecionados ao longo das 7 rodadas do evento. Este ano, tivemos a transmissão inédita da primeira rodada na ESPN e em português, para todos nós brasileiros apaixonados por hóquei.

O Buffalo Sabres foi o sortudo da loteria do draft e ficou com a primeira escolha da noite. Ao todo tivemos 31 jogadores selecionados por 24 times diferentes no primeiro round. Além disso, as previsões dos scouts deste ano não falharam. Owen Power foi o primeiro selecionado da noite.

Entre os dez primeiros tivemos algumas surpresas em relação às previsões, e uma escolha lamentável do time do Montreal Canadiens. Segue um resumo das principais escolhas do NHL Draft de 2021 para ficar de olho nessas próximas temporadas.

Foto: Reprodução/bostonglobe.com

As cinco primeiras escolhas

Owen Power, D, Universidade de Michigan (NCAA)

A escolha do Buffalo Sabres é o primeiro jogador da Universidade de Michigan selecionado como no. 1 no Draft da NHL, possuiu uma presença notável com boa visão, força e a aparência necessária para um defensor de primeira linha da NHL. O jogador de 18 anos marcou 16 pontos (3 gols, 13 assistências), liderou Michigan com 40 bloqueios em 26 jogos e foi nomeado para o Big Ten All-Freshman Team nesta temporada.

Owen ajudou o Canadá a vencer o Campeonato Mundial da IIHF de 2021 com três assistências e 17 chutes a gol, com média de 20:07 de tempo de gelo. Ele jogou 24:17 durante uma vitória por 3-2 contra a Finlândia no jogo do campeonato. Um defensor com tamanho e habilidade que parecia confortável e equilibrado jogando com e contra jogadores da NHL com o Canadá no Mundial, Power pode retornar a Michigan na próxima temporada. O último jogador escolhido nº 1 a não jogar na NHL na temporada seguinte foi Erik Johnson, selecionado pelo St. Louis Blues no Draft de 2006 da NHL. O defensor permaneceu na Universidade de Minnesota e fez sua estreia na NHL durante a temporada 2007-08.

Matthew Beniers, C, Universidade de Michigan (NCAA)

Beniers possui jogo habilidoso e bidirecional semelhante ao GM do Seattle Kraken, Ron Francis, por isso irá se encaixar perfeitamente nesta nova franquia da liga. Matthew era o melhor center potencial disponível no draft. Ele tem uma habilidade ofensiva de ponta, e sua inteligência e determinação permitirão que ele contribua na penalty kill assim que chegar à NHL.

Beniers marcou 24 pontos (10 gols, 14 assistências) em 24 jogos nesta temporada, o primeiro na faculdade. Ele liderou jogadores elegíveis para o draft pela primeira vez na NCAA em gols, gols por jogo (0,42) e chutes a gol por jogo (2,38). Michigan recebeu uma oferta geral para o torneio masculino de hóquei no gelo da NCAA, mas teve que se retirar devido aos protocolos de COVID-19. O jovem de 18 anos ajudou os Estados Unidos a vencer o Campeonato Mundial Júnior de 2021 IIHF como o jogador mais jovem da lista, marcando três pontos (1 gol, 2 assistências) e com uma média de 17:05 de tempo no gelo em sete jogos como um center de segunda linha. Ele também marcou um gol em quatro jogos como o único jogador elegível para o draft pelos EUA no Campeonato Mundial de 2021 IIHF.

Mason McTavish, C, Peterborough Petes (OHL)

O jovem de 18 anos é um patinador poderoso com equilíbrio e habilidades sólidas de proteção do disco, marcou 11 pontos (9 gols, 2 assistências) em 13 jogos nesta temporada por empréstimo do EHC Olten na Swiss League, a segunda liga profissional mais alta da Suíça. Ele também foi capitão do Canadá no Campeonato Mundial de Sub-18 da IIHF em 2021, quando Shane Wright (elegível para o draft de 2022) perdeu dois jogos devido a uma lesão. Ele marcou 11 pontos (5 gols, 6 assistências) em sete jogos para ajudar seu país a vencer o torneio.

O jogador foi uma boa escolha para o Anaheim Ducks que precisavam de um homem com características ofensivas. Mason tem um bom tamanho e uma força impressionante para a sua idade e não se deixa abalar no jogo físico contra competidores mais velhos e mais experientes.

Luke Hughes, D, US National U18 Team (USNTDP)

Mais um Hughes para o New Jersey Devils. Luke é um ótimo patinador, assim como seus irmãos mais velhos, capaz de jogar um jogo defensivo inteligente com boa postura e leitura. Ele marcou 34 pontos (6 gols, 28 assistências), fez 68 chutes a gol e foi mais-11 em 38 jogos pelo time sub-18 do US National Team Development Program nesta temporada.

O jovem de 17 anos voltou a patinar depois de um tendão lacerado no pé devido a um corte de skate em 7 de março. O irmão mais novo do defensor, Quinn Hughes, do Vancouver Canucks, e do atacante do New Jersey Devils, Jack Hughes, se comprometeu a jogar na Universidade de Michigan em uma breve temporada. A família Hughes é a primeira dos Estados Unidos a ter três irmãos escolhidos na primeira rodada do NHL Draft (Quinn, No. 7, em 2018 ; Jack, No. 1, em 2019).

Kent Johnson, C, Universidade de Michigan (NCAA)

Com a primeira de três escolhas no primeiro round, o Columbus Blue Jackets escolheu um center ofensivo que joga com velocidade, habilidade e criatividade. Johnson prosperou na ala esquerda nesta temporada, marcando 27 pontos (9 gols, 18 assistências), incluindo um dos três melhores gols de power play da Universidade de Michigan, em 26 jogos. O jovem de 18 anos liderou jogadores elegíveis para o draft pela primeira vez na NCAA em assistências, pontos e pontos por jogo (1,04). Ele liderou a British Columbia Hockey League com 101 pontos (41 gols, 60 assistências) em 52 jogos para o Trail Smoke Eaters em 2019-20.

A criatividade no jogo de Johnson é o resultado de técnicas cuidadosamente aprimoradas e uma mente talentosa. Ele lida com o disco com a mão de cima livre do corpo, empurrado para frente com precisão, rapidez e agilidade. Johnson antecipa o movimento do jogador tão excepcionalmente bem, sejam eles companheiros de equipe ou oponentes, e permite que o mapa mental do gelo dite seu plano de ataque.

Outros acontecimentos

Para a edição de 2021 do NHL Draft vale a pena falarmos também de Sebastian Cossa. O goleiro teve uma campanha 17-1-1 para o Edmonton Oil Kings, liderou os goleiros da Western Hockey League nesta temporada em média de gols contra (1,57) e porcentagem de defesas (0,941), e estava empatado na liderança em shutouts (quatro). O jogador de 18 anos tem 38-7-4 com 1.98 GAA, .928 de porcentagem de defesas e oito shutouts em 52 jogos em duas temporadas WHL. Cossa tem o tamanho e o porte atlético que as equipes da NHL procuram em um goleiro, e os olheiros também gostam de seus movimentos calmos e controlados na rede, sua competitividade e sua capacidade de ler jogadas. Por isso, parece que o Detroit Red Wings fez uma ótima escolha.

Outro destaque foi Dylan Guenther, RW também dos Oil Kings (WHL). Dylan estava cotado para ficar entre as cinco principais escolhas e isso acabou não acontecendo. Mesmo sendo o nono selecionado nesta primeira rodada, para o Arizona Coyotes ele deve ser uma ótima escolha. Artilheiro de elite com rapidez, Guenther marcou 24 pontos (12 gols, 12 assistências), incluindo seis pontos de power play (2 gols, 4 assistências), em 12 jogos da WHL nesta temporada. O jovem de 18 anos também marcou sete pontos (4 gols, 3 assistências) em sete jogos no Campeonato Mundial Sub-18 da IIHF de 2021. Guenther liderou o Canadá com 34 chutes a gol, desempenhou um papel fundamental na penalty kill, marcou dois gols de power play e empatou na liderança da equipe com dois gols da vitória.

Como destaque negativo, é preciso falar da primeira escolha do Montreal Canadiens. O time canadense acabou por selecionar o defensor de 18 anos Logan Mailloux. Mailloux marcou 15 pontos (7 gols, 8 assistências) em 19 jogos com o SK Lejon na terceira divisão da Suécia nesta temporada. Ele jogou quatro partidas com o London Knights na Ontario Hockey League em 2019-20 e foi o segundo defensor da Greater Ontario Junior Hockey League, com 68 pontos (18 gols, 50 assistências) em 48 jogos. Com estes dados você pode pensar que na realidade ele foi uma ótima escolha para Montreal, mas na verdade, o que conta nesta escolha é a vida do jogador fora do gelo.

Alguns dias antes do evento, o jogador pediu para ser removido da consideração do NHL Draft de 2021 com uma declaração em suas redes sociais. Isso porque, enquanto jogava na Suécia, Mailloux teve um encontro sexual consensual com uma mulher, e depois distribuiu uma foto do encontro sem o consentimento da vítima. O jogador foi condenado pelo crime, recebendo uma multa das autoridades suecas como punição. No entanto, em uma entrevista ao The Athletic, a vítima de Mailloux menciona que não sente que seu pedido de desculpa veio de um lugar de boa vontade e era mais para apaziguar sua equipe e os tribunais. Isso pareceu suficiente para algumas equipes removerem o jogador de sua lista, porém outros times ainda tinham intenção de escolhê-lo, mesmo após o crime e a declaração pedindo que não o fizessem. Com esta escolha no final do primeiro round, Montreal conseguiu manchar a noite do evento e deixar claro que o esporte ainda tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar um espaço acolhedor e seguro que todos podem aproveitar.

Tags: