Tampa Bay Lightning em sua terceira corrida pela Stanley Cup
Share
Mais uma final de Stanley Cup e mais uma vez o Tampa Bay Lightning faz parte deste evento. Mesmo com todas as superstições em relação ao campeonato, o time da Flórida não se abalou, com direito a tocar na taça, ele se consagrou pela terceira vez o campeão da Conferência Leste. Assim, entrou para a história ao se tornar o primeiro time desde 1985 a participar de uma final três vezes consecutivas.
Vindo de um back to back ao vencer o Dallas Stars em 2020 e o Montreal Canadiens em 2021. Desta vez a equipe campeã da Conferência Oeste, o Colorado Avalanche.
The grand finale of the 2021-22 season: the #StanleyCup Final.
The @TBLightning look to win their third straight championship while the @Avalanche can claim their first in more than 20 years. It all starts Wednesday. #NHLStats: https://t.co/Hs8GrC3d7F pic.twitter.com/svlItFMpRR
— NHL Public Relations (@PR_NHL) June 12, 2022
Após vencer o Toronto Maple Leafs num jogo 7 ainda no primeiro round, o time norte-americano precisou enfrentar o Florida Panthers. Enquanto do outro lado tínhamos o Carolina Hurricanes que enfrentava o New York Rangers pela vaga na semifinal do campeonato.
Mas como tudo na NHL não é fácil, ambos os times tiveram que mostrar muito jogo de cintura para chegar até aqui. Com muitos altos e baixos, os playoffs de 2022 foram surpreendentes, por isso o NHeLas vai fazer um breve resumo sobre ele!
A Batalha na Flórida
O time de Tampa vinha de um primeiro round sofrido, após a intensa briga e muitos gols contra o time de Toronto. Os Bolts enfim saíram vitoriosos no jogo 7 garantindo, assim, sua vaga para o segundo round. Os Panthers também não tiveram um caminho fácil e garantiram a classificação após seis jogos contra o Washington Capitals.
No entanto, todo o esforço do Lightning foi recompensado nesta série, quando a equipe conquistou a sua vaga na semifinal com apenas quatro jogos e nada menos que 13 gols. A tal amada e temida “varrida” dos playoffs veio para a alegria dos fãs de Tampa.
Jogo 1: TBL 4 x FLA 1
Jogo 2: TBL 2 x FLA 1
Jogo 3: TBL 5 x FLA 1
Jogo 4: TBL 2 x FLA 0
A Batalha na Divisão Metropolitana
No primeiro round, tanto os Canes quanto os Rangers não tiveram um caminho fácil também. De um lado o time da Carolina teve que enfrentar o Boston Bruins nada menos que sete vezes para garantir a sua vaga. Enquanto do outro o time de New York que tinha como adversário o Pittsburgh Penguins também garantiu a sua vaga após um jogo 7.
Vindo ambos os times cansados, a esperança era de uma série menor para que o vencedor pudesse descansar um pouco antes da próxima etapa. Infelizmente para eles o segundo round também não foi como o esperado. Com direito a um overtime logo no primeiro jogo e muitos gols, foram necessários sete jogos para o público descobrir quem iria enfrentar o time de Tampa na semifinal.
Jogo 1: CAR 2 x NYR 1 (OT)
Jogo 2: CAR 2 x NYR 0
Jogo 3: NYR 3 x CAR 1
Jogo 4: NYR 4 x CAR 1
Jogo 5: CAR 3 x NYR 1
Jogo 6: NYR 5 x CAR 2
Jogo 7: NYR 6 x CAR 2
Um passo para a final
Com o Tampa Bay descansado e o time de New York nem tanto, o público já esperava uma série um pouco mais tranquila talvez. No entanto, não foi exatamente isso que os fãs do esporte receberam. Com muitos apertos e momentos de tensão, a série chegou ao fim após um jogo 6.
O início para os Bolts não foi tão bem assim, o time lutou muito, porém nem isso foi o suficiente. Mesmo marcando dois gols nos primeiros períodos, os Rangers ainda levaram a melhor ao ganhar de 6 a 2.
O que se seguiu no segundo jogo da série, desta vez com uma diferença de gols menor. Com Nikita Kucherov abrindo o placar logo nos primeiros minutos do relógio, o time de New York conseguiu virar o placar. Cimentando a sua vantagem no terceiro período ao marcar o terceiro gol, o winger Nicholas Paul até tentou mudar o destino de seu time. No entanto, ainda não foi o suficiente e novamente o time de Tampa perdeu, desta vez por 3 a 2.
Mostrando o motivo de estar em sua terceira final de Stanley Cup, o time deu a volta por cima ao ganhar os quatro jogos seguidos. Com um primeiro período sem gols, os Rangers abriram o placar no segundo período com dois gols. Seguido pelo Lightning que também abriu o seu placar no segundo, e fechou com chave de ouro o terceiro ao virar a partir e garantir a sua primeira vitória com 3 a 2.
Nos três jogos seguintes o time continuou mostrando a sua força no gelo, com o seu adversário marcando apenas um gol em cada partida. No jogo 4 o time conquistou a sua vitória com um gol no primeiro período, um no seguinte e aumentando ainda mais a sua vantagem dois gols no terceiro período. Placar final em 4 a 1.
It's Stammer time again folks. 🔨 #StanleyCup
🇺🇸: @espn ➡️ https://t.co/t2IkqtBh9n
🇨🇦: @Sportsnet ➡️ https://t.co/MimHUFiJ3y pic.twitter.com/8F3cWNGRyz— NHL (@NHL) June 8, 2022
Restando apenas dois jogos para a classificação a briga ficou mais acirrada ainda, porém nem isso impediu o time da Flórida. Com um placar de 3 a 1 no jogo 5, ele garantiu o empate a vantagem na série com um jogo à frente de seu adversário e um passo da final.
Faltando apenas um jogo para a classificação a luta se tornou mais intensa, o primeiro período foi bastante acirrado. Assim, no segundo o time conquistou apenas um gol, vantagem que durou até o terceiro período, quando os Rangers empataram a partida. Foram apenas poucos segundos depois que o capitão Steven Stamkos se tornou o herói da noite. Quando ele mandou o puck direto para a rede e garantiu a vitória para o time de Tampa de 2 a 1. Assim se consagrando pela terceira vez o campeão da Conferência Leste.
The @TBLightning are #StanleyCup playoff juggernauts — will they make it 12? 🧐
(via IG/nhleurope) pic.twitter.com/pQ940y5Rbi
— NHL (@NHL) June 12, 2022
Foto: Reprodução / nhl.com