LOADING

Type to search

Um ano para Beijing 2022

Notícias

Um ano para Beijing 2022

Share
Logo dos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022

Estamos a menos de 365 dias das Olimpíadas de Inverno de 2022. Os jogos acontecerão em Pequim (ou Beijing), na China, durante os dias 4 e 20 de fevereiro do próximo ano.

Assim como o evento olímpico “tradicional”, ou de verão, a competição de inverno acontece a cada 4 anos e nela são disputados desportos de gelo e neve, como patinação no gelo, curling, esqui e nosso querido hockey no gelo, dentre outros.

O torneio masculino de hockey contará com 12 países, enquanto o feminino contará com 10, pela primeira vez na história. 

Como muitos devem lembrar, Pequim sediou os Jogos de Verão em 2008 e por isso será a primeira cidade a sediar ambas as Olimpíadas. Além disso, Beijing 2022 serão os jogos olímpicos mais equilibrados em gênero até hoje, contando com mais de 45% de atletas mulheres.

O evento acontecerá em três cidades da China, Pequim, Yanqing (distrito de Pequim) e Zhangjiakou, e no estilo chinês de inovação o país anunciou um trem bala, que atinge 385 km/h, para ligar Pequim a Zhangjiakou em 50 minutos, e Pequim a Yanqing em apenas 20 minutos.

Mas os jogos que estaremos prestando mais atenção acontecerão na capital. Isso porque Pequim receberá desportos de gelo como curling e patinação, além do hockey, e quatro eventos de neve, snowboard big air e esqui estilo livre big air, feminino e masculino. Assim, reaproveitando os espaços construídos para o evento de 2008 e respeitando os acordos da Agenda Olímpica de 2020.

Os jogos de hockey acontecerão no Estádio Nacional, onde em 2008 foram realizadas as competições de handebol e ginástica, e no Centro Esportivo de Wukesong, onde foi realizado o torneio de Basquete. 

A competição masculina

O torneio masculino de hockey no gelo terá o mesmo formato dos anos anteriores, com três grupos com quatro times cada. Os quatro melhores times do ranking dos 12 (vencedores e segundo lugar de cada grupo) avançarão para as quartas de final, enquanto as outras equipes participarão de jogos qualificatórios de playoff.

Vale lembrar que a NHL e NHLPA entraram em acordo na metade do ano passado para permitir que os jogadores participem e representem seus países em Beijing 2022. A última edição dos Jogos que contou com a participação de NHLers foi Sochi 2014.

A seleção das nações vem acontecendo desde 2019, com oito times se qualificando através do ranking mundial masculino de 2019 da IIHF, além do país sede que recebe automaticamente uma vaga. 

Até o momento, estas são as nações que compõem os Grupos A, B e C para a competição: 

A: Canadá (1), EUA (6), Alemanha (7), China (12).

B: Rússia (2), República Tcheca (5), Suíça (8), Qualificado 3 (11).

C: Finlândia (3), Suécia (4), Qualificado 1 (9), Qualificado 2 (10).

As qualificatórias finais estão agendadas para acontecer entre os dias 26 a 29 de agosto de 2021. Estavam antes agendadas para 2020, mas devido à pandemia o calendário precisou sofrer modificações. Dessa forma, os seguintes países irão disputar as vagas restantes na Noruega, Letônia e Eslováquia. 

  • Eslováquia, Belarus, Áustria, Polônia; disputado em Bratislava, Eslováquia.
  • Letônia, França, Itália e Hungria; disputado em Riga, Letônia.
  • Noruega, Dinamarca, Coreia, Eslovênia; disputado Noruega, a cidade ainda será anunciada.

A competição feminina

Por outro lado, a competição feminina do esporte teve 6 times, além da China, escolhidos pelo ranking de 2020 da Federação. Enquanto isso, as qualificatórias finais acontecem no segundo semestre deste ano.

O formato do torneio será o mesmo utilizado na Copa do Mundo Feminina de Hockey no Gelo de 2021 da IIHF, com dois grupos de cinco times cada. Avançando para as quartas de final os cinco times do Grupo A e os três times no topo do ranking do Grupo B. 

Até agora, os times e grupos femininos são:

Grupo A: EUA (1), Canadá (2), Finlândia (3), Rússia (4), Suíça (5).

Grupo B: Japão (6), Qualificado 1 (7), Qualificado 2 (8), Qualificado 3 (9), China (10).

A rodada pré-qualificatória acontecerá em agosto, em Reykjavik, na Islândia. Ela trará as equipes da Islândia, Hong Kong, Bulgária e Lituânia. O vencedor da rodada será o “Qualificado 8” na rodada 2 que acontece em outubro, e traz os países: 

  • Coreia, Reino Unido, Eslovênia e Qualificado 8; disputado em Gangneung, Coréia.
  • Itália, Cazaquistão, Espanha e Taipei Chinesa; disputado em Torre Pellice, Itália.
  • Holanda, Polônia, México e Turquia.; disputado em Gdansk, Polônia.  

Dessa rodada sairão os Qualificados 4, 5 e 6 das Qualificatórias Finais, que acontecerão em novembro de 2021. Nela os países concorrentes são: 

  • República Tcheca, Hungria, Noruega e Qualificado 6; disputado em Pribram, República Tcheca.
  • Alemanha, Dinamarca, Áustria, Qualificado 5; disputado em Fussen, Alemanha.
  • Suécia, França, Eslováquia, Qualificado 4; disputado na Suécia, a cidade ainda será anunciada.

É finalmente dessa rodada que saem os Qualificados 1, 2 e 3, que farão parte do Grupo B na competição do ano que vem. 

O mascote 

O panda, Bing Dwen Dwen, é o mascote da vez e receberá as equipes em meio às festividades chinesas de Ano Novo, que no país acontecem no mês de fevereiro e trazem dias de comemoração. Certamente será um evento com bastante cultura e celebração.

O mascote Bing Dwen Dwen é um Panda Gigante em um traje de gelo

Mal podemos esperar para torcer por nossos jogadores e times preferidos.

Foto: Reprodução/Agência Olímpica

Tags: