LOADING

Type to search

2018 World Juniors: Canadá campeão sobre a Suécia; EUA medalhista pelo 3º ano seguido

Sem classificação

2018 World Juniors: Canadá campeão sobre a Suécia; EUA medalhista pelo 3º ano seguido

Share

Depois de quase duas semanas de fortes emoções, o Mundial Sub-20 de Hockey 2018 da IIHF chegou ao fim na noite de ontem (5), com o Canadá levando o ouro pela 17ª vez em uma partida eletrizante contra a Suécia.

Tyler Steenbergen quebrou o empate com menos de dois minutos para o final do tempo regulamentar, ao desviar um passe de Connor Timmins direto para o gol. O atacante, escolha de 5º round dos Coyotes no draft de 2017, tinha até então sido o jogador com menos tempo de jogo durante toda a competição, e ainda assim não poderia ter aproveitado melhor os poucos minutos que teve no gelo na decisão de ontem à noite. Quase 30 segundos depois, Alex Formenton marcou no empty net para dar de fato a vitória ao Canadá por 3-1.

A partida foi equilibrada do início ao fim, o que era de se esperar com as duas melhores equipes desta edição se enfrentando pelo título. Após 20 minutos de boas chances, mas nenhum gol, os canadenses tomaram a frente no começo do segundo período, com Dillon Dube no contra-ataque. Foi a primeira vez no torneio que a Suécia ficou atrás no placar.

Não só os suecos neutralizaram o power play canadense nas seis oportunidades que tiveram, como ainda empataram o jogo na desvantagem numérica, com um gol do prospecto dos Blackhawks, Tim Soderlund, aos 13:07 do segundo período. Linus Lindstrom e Erik Brannstrom ficaram com as assistências.

Durante toda a noite os goleiros não tiveram folga e trabalharam duro até o fim. Os suecos tiveram ao todo 36 tiros a gol, dos quais Carter Hart não segurou apenas um, e acabou nomeado jogador da partida pelo Canadá. Do outro lado, Filip Gustavsson fez 25 defesas.

A Suécia segue com apenas dois ouros na competição, o último em 2012, quando venceu a Rússia por 1-0 no OT, em Calgary, no Canadá. Desde então, teve que se contentar com a prata em três ocasiões: 2013, 2014 e agora, em 2018. A equipe canadense, por sua vez, leva seu título de número 17 e pode superar, enfim, a derrota nos shootouts que sofreu no ano passado, em casa, para os Estados Unidos.

Na mesma noite, um pouco mais cedo, os EUA atropelaram a República Tcheca e ficaram com o bronze. O placar final foi 9-3 para o time da casa, que pôde deixar o torneio num clima bem melhor que da noite anterior, após a derrota para a Suécia por 4-2 na semifinal.

Do lado americano, Trent Frederic, escolha de 1º round do Boston Bruins no draft de 2016, marcou nada menos que 4 gols. O atacante de 19 anos passou perto de igualar o recorde de Wally Chapman em 1984 por mais gols em uma partida durante o torneio (5). Kieffer Bellows (19ª escolha, 2016 – Islanders) teve dois gols e uma assistência, tornando-se o artilheiro dos EUA nessa campanha, com 9 gols, e ultrapassando a marca de Jeremy Roenick (8 gols no torneio de 1989 em Anchorage, Alaska).

Joey Anderson (73ª escolha, 2016 – Devils), Patrick Harper (138ª escolha, 2016 – Predators) e Ryan Poehling (25ª escolha, 2017 – Canadiens) completaram o placar para os Estados Unidos, com um gol cada. O goleiro Jake Oettinger, prospecto do Dallas Stars, terminou a partida com 28 defesas.

Radovan Pavlik, Martin Kaut e Daniel Kurovsky marcaram os 3 gols da equipe tcheca. O goleiro Josef Korenar permitiu 3 gols em 16 tiros e foi logo substituído por Jakub Skarek, apenas para retornar mais tarde, no terceiro período, após Skarek levar 4 dos americanos.

Surpreendendo contra a Rússia e a Finlândia na primeira etapa da competição, os tchecos ainda têm do que se orgulhar desta campanha em Buffalo. Apesar de terem sofrido duas derrotas ruins em duas noites (a equipe perdeu de 7-2 do Canadá na semifinal), este foi o melhor resultado do país desde 2005, quando levaram o bronze sobre os Estados Unidos.

Campeões no ano passado, e terceiro lugar também em 2016, esse é o terceiro ano seguido dos americanos com uma medalha no Mundial Sub-20, a maior sequência do país no torneio. A equipe ainda se tornou a primeira a vencer um jogo ao ar livre no WJC, de virada sobre o próprio Canadá, por 4-3. Mesmo não chegando a mais um ouro, como muitos esperavam, os EUA tiveram uma performance notável e foram um time divertido de se acompanhar ao longo da competição.

Em 2019, o IIHF World Junior Championship acontece no Canadá, nas cidades de Vancouver e Victoria, na Colúmbia Britânica. Será a 43ª edição do evento, e a 13ª vez que os canadenses sediam a competição. A Bielorrússia, rebaixada após a derrota na quinta-feira para a Dinamarca, deixa a vaga para o Cazaquistão no próximo ano, que chega pela primeira vez desde 2009 na divisão de elite do Mundial.

 

Foto Reprodução/IIHF.com

Tags: